Digitais Recomenda

Polo de Paulínia de 470 milhões está abandonado

Por Mário Gregório

Janelas quebradas, espaços ociosos, vandalismo e estrutura comprometida. Essa é situação em que se encontra a Escola Magia do Cinema em Paulínia, um projeto ambicioso que completa dez anos em 2017. O objetivo era transformar a cidade em referência na produção audiovisual e na formação de diretores, técnicos de cinema e atores, mas agora parece reduzido a um grande elefante branco. “O espaço foi importante para fomentar e estimular o cinema da região. Conheço pessoas que passaram pela escola e hoje estão colocadas no mercado audiovisual, algo que é complicado dado a restrição que este mercado possuí”, afirma o cineasta e professor da PUC-Campinas, Cauê Nunes, que participou por três anos do Festival de Cinema de Paulínia, um dos projetos desenvolvidos no período em que o Polo estava ativo, de 2007 a 2013.

O complexo cinematográfico conta, além dos estúdios de gravação, com a rodoviária que recebe ônibus municipais e intermunicipais, um shopping e um hotel, localizado há poucos metros do local. Tudo pensado para atender às necessidades dos produtores que utilizassem o espaço. “Leva tempo para que um projeto como o de Paulínia seja consolidado. Isso poderia ter acontecido e o festival era um claro exemplo disso. Produções locais começariam a ser apoiadas, inclusive financeiramente”, conta Nunes. “Além disso, outro ponto importante eram as sessões de cinema gratuitas que aconteciam, formando assim um novo público consumidor das produções”, completa.

Além dos vidros quebrados nas janelas, encontrou ainda diversas vigas da estrutura dos prédios com ferrugens. Próximo à Escola Magia, estavam apenas dois meninos que usavam o estacionamento em frente à um dos estúdios para andar de skate e um vigilante.

[caption id="attachment_11193" align="alignnone" width="860"]O projeto do polo custou mais de 470 milhões de reais aos cofres públicos. Dinheiro investido em uma estrutura que poderia produzir mais de cinquenta filmes por ano e que tinha como expectativa atrair trabalhadores e produtores audiovisuais. A partir de 2010, o Festival de Cinema de Paulínia também foi realizado e durou quatro anos. O objetivo era se transformar em uma vitrine na exibição das produções nacionais, algo parecido com o que acontece em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Desde 2015, quando a novela da Record TV Escrava Mãe foi filmada pelo local, nenhuma outra produção foi realizada. Vale lembrar que importantes sucessos de bilheteria como O Palhaço (2011) protagonizado por Selton Mello e De Pernas Pro Ar (2009) foram filmados nas instalações da Escola Magia.

O prefeito de Paulínia Dixon Carvalho (PP), que recorre da decisão da Justiça Eleitoral que cassou seu mandato no dia 27 de setembro por divergências nas contas da campanha, afirma que existem conversas avançadas para que através de uma parceria com a iniciativa privada, as atividades sejam retomadas. “Nós esperamos que, até o final do ano, ou seja, em cerca de dois meses, as aulas no complexo sejam retomadas. Estamos fechando acordos para investimentos e também com algumas produtoras. Pretendemos também que os realizadores da região tenham espaço”, afirma. A Prefeitura argumenta que o local está fechado há tanto tempo pelas sucessivas trocas na administração municipal, graças a várias cassações desde 2009.

[caption id="attachment_11194" align="alignnone" width="860"] Estrutura que custou milhões ao cofre público é esquecida pelo poder público – Foto – Mario Gregório

 

 


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Fábrica das Infâncias Japy une arte e lazer para desenvolvimento infantil


Antiga fábrica de tecelagens foi adaptada pensando em atividades que ocupem o tempo livre do


Figueira Centenária é destaque na paisagem do Parque Botânico


Belezas naturais e integração com o meio ambiente são o destaque do Parque Botânico no


Monumento marca Batalha da Venda Grande  


Combate entre forças rebeldes e liberais campineiras representam a histórias da liberdade na cidade  Por:


Elevador turístico oferece vista privilegiada do Rio Piracicaba


Alto do mirante é opção de passeio família e casais com visão da cidade a


Ateliê do artista plástico Kobra é a mais nova exposição em museu de Itu


O espaço está aberto para visitação de quarta a domingo das 11h às 17h Por:


Lago do Major garante lazer e diferentes atividades a população de Atibaia


Local une o descanso a vida ativa através de um cenário verde e diversificado Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.