Reportagens
Por Natália Nogueira
O Entrega por Campinas, inspirado no grupo paulista Entrega por SP, é um projeto que reúne voluntários para a distribuição de doações a pessoas em situação de rua da cidade. A mobilização social, que não tem fins lucrativos nem intenções políticas ou religiosas, busca tornar a cidade mais humana, de forma a ajudar pessoas que passam necessidades diariamente.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Prefeitura, Campinas tinha 565 pessoas vivendo em situação de rua. Isso há três anos. Samuel Agostinho, um dos organizadores do projeto, conta que o Entrega existe desde 2015 e surgiu através de duas irmãs que, após participarem do Entrega por SP, decidiram trazer a mesma ideia de solidariedade para a cidade.
Todas as últimas sextas-feiras do mês, o grupo de aproximadamente 80 voluntários se encontram na Avenida Aquidabã, 779, na altura do Hot Dog, às 21h, para a montagem dos 240 kits que serão entregues aos moradores de rua. As entregas ocorrem sempre durante a noite e a madrugada. “Cada kit possui pasta e escova de dente, para mostrar pra eles que a gente tem interesse em vê-los sorrindo. Também têm meias para aquecer os pés, sabonetes, papel higiênico, camisinha, bolachas doces e salgadas, água, lanches e suco”, conta Samuel. Além disso, são realizadas doações de roupas e cobertores.

240 kits são separados para a ação (Foto: Diogo Peres)
Após a montagem dos kits, os voluntários se dividem em três rotas, em pontos específicos da cidade, para a entrega de alimentos e itens de higiene pessoal.

Kits são entregues aos moradores (Foto: Diogo Peres)
Voluntária desde o começo do ano, a estudante de Jornalismo Natália Favero acredita que o Entrega por Campinas funciona como uma troca de experiências, uma vez que os voluntários não focam apenas nas necessidades físicas, mas também conversam e ouvem a história de vida de cada uma das pessoas em situação de rua. Mais do que itens, eles doam tempo em conversa e compreensão. “Eles podem se abrir porque tem uma companhia, já que muitas vezes eles se sentem isolados e invisíveis na sociedade. Então, a gente chega propondo uma conversa, um bate-papo, o que é muito bacana porque eles são sempre muito receptivos.”, conta.

Voluntários entregam kits e conversam com os moradores (Foto: Diogo Peres)
Mais informações e detalhes sobre o projeto podem ser obtidos na página do Facebook do Entrega por Campinas.
Editado por Ana Luísa de Oliveira
Veja mais matéria sobre Reportagens

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Inteligência Artificial Movimenta nossa Agricultura
Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global

Educação ambiental pode parar a destruição do planeta
Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp
Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por

Boquinha de anjo: a história por trás do mais novo símbolo gastronômico e cultural da cidade de Campinas
Corte de sanduíche criado em 1960 resistiu ao tempo, virou sucesso na cidade e ganhou status de símbolo gastronômico

O renascimento do vinil em Campinas: um mercado em ascensão
Feiras, lojas e o crescente interesse pela música analógica estão fortalecendo o mercado de vinil