Reportagens
Disponibilizado na internet, curso sobre o vírus estará disponível para profissionais de todos os países
Por Bárbara Cintra
O curso do Ministério da Saúde sobre atendimentos a pacientes com Zika Vírus que já é ministrado aqui no Brasil será disponibilizado também nas línguas inglesa e espanhola. Essas novas versões somente foram possíveis devido a uma parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan – Americana de Saúde (OPAS). A previsão é que a ferramenta esteja disponível até o mês de maio.
Intitulado “Zika: abordagem clínica na atenção básica” poderá ser acessado no próprio site da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UMA – SUS) onde já consta a versão em português, além de ser disponibilizado em plataformas digitais ministradas pela OMS e pela OPAS desde fevereiro e já conta com 27 mil matriculados.
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Heider Pinto enfatiza que é essencial disseminar informações a respeito da doença e suas consequências, já que o Brasil acumulou muitas experiências tanto no combate quanto nas pesquisas a respeito do Zika.

Brasil tem avançado nas pesquisas a respeito do Zika Vírus. (Foto: reprodução)
O representante da OMS / OPAS aqui do Brasil, acredita que em breve o curso estará disponível em sua plataforma Campus Virtual de Saúde Pública , espaço de aprendizado online da organização.
O módulo é disponibilizado prioritariamente para os profissionais médicos, porém podendo ser estudado por qualquer pessoa interessada em saber mais a respeito da doença. Com 45 horas, o curso tem um capítulo especialmente dedicado aos cuidados voltados as gestantes infectadas pelo vírus e aos recém-nascidos com microcefalia. As inscrições devem ser realizadas pelo site da UNA–SUS e seguem até o dia 15 de fevereiro de 2017.
Marcelo Humdrigo Cesto, especialista na epidemia, comenta a eficácia do curso oferecido pelo Ministério da Saúde aos profissionais da área e demais pessoas interessadas:
Além de oferecerem essa capacitação sobre o Zika Vírus, o Ministério da Saúde oferta cursos a respeito de outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue e chikungunya. O curso tem 16 horas de duração e conta com certificação ao final. Ao todo já são 7 mil inscritos.
Editado por Gabriel Furlan
Veja mais matéria sobre Reportagens

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Inteligência Artificial Movimenta nossa Agricultura
Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global

Educação ambiental pode parar a destruição do planeta
Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp
Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por

Boquinha de anjo: a história por trás do mais novo símbolo gastronômico e cultural da cidade de Campinas
Corte de sanduíche criado em 1960 resistiu ao tempo, virou sucesso na cidade e ganhou status de símbolo gastronômico

O renascimento do vinil em Campinas: um mercado em ascensão
Feiras, lojas e o crescente interesse pela música analógica estão fortalecendo o mercado de vinil