Destaque
Matheus Marin diz que o desafio para os jovens profissionais é perda da ludicidade
>
Texto e imagem: Maria Fernanda Esmeriz
>

Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a provocação que guiou a palestra “Criando para o agora: o desafio de conquistar novos talentos”, ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos. No evento, que faz parte da programação do Intercom Sudeste 2025, com sede na PUC-Campinas, o profissional abordou o processo de criação de ideias pelos jovens talentos que chegam às agências de publicidade.
Formado pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc), Marin exerce cargo de liderança de criação do grupo Portal Publicidade, a primeira agência da área do interior de São Paulo. Segundo ele, a criatividade dos jovens publicitários está sendo afetada com o que ele chamou de “hostilidade” do mundo atual.
>
Marin citou como exemplos dessa crise as mudanças climáticas, a perda da ludicidade (que ele traduz pela morte da “ingenuidade cultural”) e o “brain rot” (em tradução livre, apodrecimento do cérebro) – eleita a expressão do ano de 2024 pelo dicionário Oxford, que significa o declínio cognitivo e emocional causado pelo consumo excessivo de conteúdo superficial e de baixa qualidade, sobretudo online.
Ao mesmo tempo, o publicitário diz que não é “contra as redes sociais”, mas que é importante reconhecer os obstáculos trazidos pela exposição constante à informação e a distorção da realidade, causada pelas postagens que constroem vidas perfeitas, idealizadas.
Marin se disse ainda um defensor da comunicação. Em entrevista, ele contou que sempre foi uma pessoa comunicativa, desde criança. “Acredito que ter interesse nas coisas é transformador, especialmente nos dias de hoje”, diz.
Trabalhando com publicidade desde 2017, Marin é um dos profissionais mais jovens na agência Portal Publicidade, e não esconde que um dos maiores desafios é “aprender com pessoas mais novas que eu”.
>
>
Orientação: Karla Ehrenberg
Edição: Adauto Molck
Veja mais matéria sobre Destaque

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.

‘Top Voices’ defende uma comunicação sustentável
Viviane Mansi conduziu a palestra ‘Os desafios da comunicação da sustentabilidade num contexto de greenwashing’.

Pesquisadores mostram seus trabalhos na Expocom 2025
A tarde da Intercom Sudeste 2025, nesta quinta-feira (15), foi reservada para apresentação de trabalhos que concorrerão às categorias para o Expocom

Intercom Sudeste tem início na com recorde de inscritos
Evento segue até sábado (17/05), reúne centenas de estudantes, pesquisadores e professores de diferentes estados brasileiros.

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Como as mudanças climáticas podem afetar o dia a dia
Eventos extremos do clima afetam o cotidiano no interior de São Paulo; veja detalhes dos efeitos das mudanças climáticas