Cultura e Sociedade
Loja em Campinas possui acervo de livros que impressiona pela quantidade, além de CDs e discos de vinil
>

Priscila conversa com Antônio, cercados de livros por todos os lados, no Sebo das Andorinhas
>
Texto e Imagens: Danilo Real
>
O Sebo das Andorinhas, localizado na Rua Irmã Serafina, no centro de Campinas, é referência quando se trata de sebos tradicionais na cidade. Possuindo mais de 2 mil livros no acervo, é possível realizar as compras de forma digital por meio da Estante Virtual ou pela página do Instagram. O produto comprado é enviado pelos Correios Campinas afora. Antônio Ramos da Silva, o dono, comentou como foi essa mudança para as vendas digitais no áudio a seguir:
>
Dentro da loja o espaço parece duplicar, mesmo sendo um lugar pequeno, a quantidade de livros é impressionante e o aconchego das luzes amarelas convidam para um bom bate-papo com Antônio. Na fala da Priscila Silva, cliente do estabelecimento, é possível perceber por que o lugar é frequentado, ouça:
>
CURIOSIDADE
Lojas de livros usados são chamadas de “sebo” porque antigamente os livros ficariam “ensebados” pelo uso. Mais especificamente sujos e engordurados devido à cera das velas que era usada para leitura, hábito que existia antes da chegada da luz elétrica.
Os sebos são conhecidos como lugares que vendem livros baratos, essa é sua inegável vantagem. Existem livros muito usados e pouco usados e todos com preço bem menor que nas livrarias. Outro fator importante é que se encontram nesses lugares livros fora de catálogo, livros raros e coleções inteiras de obras importantes da literatura,
Inaugurado há mais de 40 anos, o Sebo das Andorinha – uma referência à Campinas, que já foi conhecida como Cidade das Andorinhas – é um dos principais lugares para garimpar livros, CDs e LPs antigos. Antônio Ramos da Silva explicou como é a sua rotina na loja, ouça:
>
SERVIÇO
Digitais Recomenda: Sebo das Andorinhas
Local: Centro de Campinas/SP
Endereço: Rua Irmã Serafina, 810
Funcionamento: Terças a sextas, das 10h às 19hSábados, das 10h às 14h
>
Orientação e edição: Adauto Molck
Veja mais matéria sobre Cultura e Sociedade

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

‘A Substância’ expõe obsessão pela beleza nas redes
Obra serve de alerta para os perigos de idealizar padrões inatingíveis como casos de dismorfia corporal em mulheres

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp
Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por