Destaque
Inovação e empreendedorismo pautam os trabalhos dos alunos que estão concluindo o curso
Por Gabriela Lamas
Os projetos experimentais de Jornalismo de 2024 serão apresentados dias 10 e 12 e encerram o ano com destaque e marco importante para a Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, que implantou no regulamento a organização de Grupos de Mídia para a produção dos trabalhos de conclusão de curso a partir das inovação e do empreendedorismo.
Uma das inovações é a publicação de um e-book com as pesquisas individuais que ganham o caráter de artigo científico. Nas turmas do período noturno, o projeto “Criando medalhistas: A importância da rede apoio para atletas” será apresentado na terça-feira (10), às 19h30, no prédio H1 – sala 800 pelo grupo Guilherme Frezzarin Pertile da Rocha, João Gabriel Vega Gorreri, Lucas Pinto Ferreira, Pedro Henrique Medeiros Bueno, Sophia de Castro Pereira e Stella Miranda Marques. A banca é formada pela orientadora do grupo Cyntia Andretta, e as professoras avaliadoras da banca Juliana Sangion e Ciça Toledo.
O tema do grupo surgiu por conta das Olimpíadas de Paris 2024. “A ideia surgiu a partir do contexto das olimpíadas e paraolimpíadas deste ano e foi através de uma publicação no Instagram que tivemos a ideia de destacar os profissionais que compõem a rede de apoio e são responsáveis pelo sucesso dos atletas”, explica o integrante do grupo Guilherme Frezzarin.
O trabalho “Versus: Luta Diária e Glória Eterna”, também na terça-feira (10), às 21h no prédio H1 – sala 800, será apresentado pelo grupo Ana Beatriz Viana Tocoli, Bruno Xavier Costa, João Vitor Bueno Silva, Natália Coelho Antonini e Pedro Capoulade Nogueira. A orientadora é Ciça Toledo e os professores Artur Araújo e Amanda Artiolli completam a banca de avaliação. “Estamos muito ansiosos. A expectativa é que vai dar tudo certo, que o nosso trabalho é um projeto muito bem feito. Produzimos uma revista que trata de um tema que é raro a imprensa falar, sobre atletas de alto rendimento’, explica o aluno Bruno Costa sobre a importância do projeto e a expectativa para a apresentação final.
O projeto “Americana para crianças: uma experiência de conteúdo jornalístico regional voltado para a infância” será apresentado na quinta-feira (12), às 8h, na Sala 800 – prédio H1, pelo grupo André Romero Fernandes, Laura Maria Nunes Nardi, Lucas de Oliveira Ardito e Luís Felipe Gomes Buzzetti. A banca será formada pelo orientador do projeto, Marcel Cheida e pelas professoras avaliadoras Maria Lúcia e Amanda Artiolli.
A ideia do tema que aborda o jornalismo infantil surgiu pelo aluno André Romero, que estava em um dia comum vendo as redes sociais e ainda não havia decidido qual tema o grupo ia seguir, até ver uma publicação que relembrou sua infância, quando assistia a TV Cultura. Na rede, assistiu a um vídeo do programa Ratimbum, um jornal com um fantoche que trazia pautas voltadas às crianças. Esse vídeo foi o ‘start’ para sugerir o tema aos amigos que gostaram da proposta.
Os alunos tiveram a parceria com o jornal O Liberal, de Americana, para publicar o suplemento infantil ‘Libinha’, com pautas sobre um grupo de escoteiros da cidade, uma ação em uma escola, sobre a criança no meio político e sobre o zoológico. O suplemento circulou encartado no jornal no Dia das Crianças, como um presente para os leitores. “As crianças são as protagonistas das matérias, diferente do que você vê no jornalismo para os adultos que a criança é apenas a fonte ou é feita de forma estereotipada ou é só apoio com temas que as envolvem. Por exemplo, você não vê uma matéria sobre economia entrevistando uma criança”, explica André Romero.
O grupo “Cidadania ditada pelo Cep” é composto pelos integrantes Aline de Oliveira Nascimento, João Paulo Camillo Chaves, Junior Gomes de Queiroz, Marina de Andrade Fávaro e Rean Ferreira Lima. Na quinta-feira (12), também pela manhã às 9hs acontece no espaço Manacás uma exposição fotográfica imersiva e depois às 10, continuará na sala 800 no prédio H1.
Um dos integrantes do grupo, Junior Gomes, descreve a ideia do tema do projeto e dos produtos. O trabalho busca discutir as desigualdades socioeconômicas e urbanas da cidade de Campinas. O local de residência influencia o acesso às oportunidades e serviços públicos. Com isso, o grupo trouxe histórias e dados estatísticos para a discussão sobre os desafios enfrentados pelos moradores das periferias e também dos bairros nobres.
“A gente queria falar sobre desigualdade social, só que a gente não tinha um recorte muito definido. Nas primeiras entrevistas com especialistas, arquitetos e historiadores, a gente notou que o ponto de partida, que dividia a cidade em uma parte nobre e a periférica, era a linha do trem”, explica Junior. A inovação é a linguagem e a exposição fotográfica virtual em um espaço imersivo de 360 graus, na sala Cave do Manacás.
Sobre as expectativas para a apresentação da banca, composta pela orientadora Rose Bars e pelas professoras Ciça Toledo e Karla Caldas, o formando está bem ansioso e conta que essa foi uma experiência diferente e um pouco tensa. “A gente teve bastante dificuldade no processo, principalmente por ser uma grade nova e por estar desenvolvendo três produtos em um ano que a gente teve várias disciplinas junto com o desenvolvimento do projeto, mas eu acho que nosso grupo conseguiu enfrentar as dificuldades e fez um bom trabalho”, finaliza Junior.
O grupo “Sob o olhar da notícia” também é apresentado na quinta-feira (12), às 19h30 na sala 800 – prédio H1, pelas alunas Camille Heinzl Salomé, Giovanna Sottero Ferreira, Ingridy Porto Ferreira, Larissa Giulia Freire Fortunato Oliveira, Maria Alice Rodrigues Trevizam e Pietra Carolina de Moraes Leite. A professora orientadora do grupo é Rose Bars e a banca avaliadora será composta pelos professores Artur Araújo e Amanda Artiolli.
O tema do grupo é voltado ao jornalismo policial e que conta essa história através do ‘newsmaking’ que é o bastidores da notícia. São três produtos: um podcast, uma reportagem multimídia e um documentário. Ingridy Porto ficou responsável pelo documentário, que fala sobre o assalto de 2019 no Aeroporto de Viracopos, que completou 5 anos. “Foi um trabalho que me chamou muito atenção porque faz parte da área que eu atuo hoje. Então isso me trouxe mais informações sobre como funciona realmente um caso policial, porque às vezes estamos ali no dia a dia, na correria, e a gente não consegue ter um olhar sobre o ‘todo’ de modo geral”, conta Ingridy.
A apresentação do grupo “Fivehive: em desbravando o monicaverso” acontece na quinta logo em seguida, às 21h, na sala 800 – prédio H1. Será apresentado pelo grupo de estudantes, Fábio Despontin Malvezzi, Lara Santana Silva, Livia Nonata de Sousa Semião, Marina Marino Picon e Raissa Mara Reno Fernandes Silva. A orientadora é a professora Maria Lúcia e a banca avaliadora será Ciça Toledo e Adauto Molck.
O grupo abordou o tema principal sobre a empresa Mauricio de Sousa e a Turma da Mônica. Nas produções abordam temas sobre como a empresa se consolidou no mercado, o licenciamento, a publicidade infantil, a concorrência e o crescimento. “Todo mundo que a gente entrevistou falava muito bem, como marcou gerações, como influenciou na leitura, como esteve presente na vida dos pais e como passou para os filhos. Este foi um projeto que a gente abordou mais pela diferença que ele faz, como influenciou várias pessoas e ultrapassou gerações”, explica a aluna Raissa Fernandes sobre a escolha do tema.
Para a orientadora do curso de Jornalismo, Profa. Rose Bars, o envolvimento dos alunos nessa nova proposta mostra a capacidade dos grupos em pensar, articular o tema em várias linguagens, aprendidas ao longo do curso e aplicadas nesse trabalho final. “Temos trabalhos realmente inovadores, superando expectativas e que realçam a capacidade dos nossos estudantes em pensar o jornalismo. É gratificante ver o resultado final”.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Mariana Dadamo
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