Destaque

Parceria entre CACI e Aliança Francesa Celebra o Cinema de Jean-Luc Godard

Por Raphael Guerra

A Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna (CACI) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) promoveu uma mostra especial em celebração aos 25 anos de seu projeto “Mostra de Cinema”. A parceria com a Aliança Francesa foi aberta ao público e contou com três obras emblemáticas do renomado cineasta francês Jean-Luc Godard: “O Desprezo”, “Alphaville” e “Acossado”.

Lúcia Gomes e André Olzon após exibição de Alphaville. (Foto: Raphael Guerra)

Lúcia Gomes, integradora acadêmica na CACI, destaca a importância deste evento, que integra a proposta de promover cultura na vida acadêmica. “Essa edição é especial, pois marca um marco em nossa trajetória de 25 anos. Durante a pandemia, tentamos nos adaptar e trazer a experiência do cinema online, mas agora estamos animados com a possibilidade de trazer esses clássicos para o público presencialmente”, comenta Lúcia.

A ideia da parceria com a Aliança Francesa surgiu a partir de uma conversa entre Lúcia e o professor Carlos Eduardo Pizzolatto, diretor do curso de Letras. Essa colaboração é um passo inédito, pois nunca haviam realizado um evento desse tipo com a Aliança Francesa. André Olzon, professor de Artes Visuais, foi o responsável pelos debates após as exibições. “Godard é um cineasta que provoca reflexões profundas sobre a sociedade, e é um prazer poder discutir suas obras com os alunos”, afirma André.

A mostra não apenas apresentou os filmes, mas também buscou expandir o repertório cultural dos estudantes. Lúcia menciona a ideia de tornar a sala de cinema da PUC um espaço fixo para exibições semanais de filmes, promovendo uma imersão contínua em obras de cineastas renomados. “Queremos que nossos alunos tenham a oportunidade de explorar diferentes narrativas e linguagens cinematográficas”, ressalta.

Gustavo Cabral, aluno de jornalismo conversando sobre o evento. (Foto: Raphael Guerra)

A CACI já realizou parcerias anteriores com a Aliança Francesa e o Museu da Imagem e do Som (MIS), reforçando seu compromisso com a cultura. Este ano, o foco recaiu sobre a rica obra de Godard, que, segundo André Olzon, se destaca por seu olhar crítico e sua capacidade de quebrar padrões narrativos. “Os filmes dele exigem um olhar atento e aberto, oferecendo uma experiência rica e diversificada”, explica.

Gustavo Cabral e Caique Amorim, estudantes de Jornalismo do quarto semestre, compartilharam sua empolgação após assistir às obras. “É uma oportunidade valiosa para nos familiarizarmos com cineastas que têm muito a contribuir para nossa formação”, afirmou Gustavo. Caique também fez uma reflexão: “Esses filmes ensinam lições que são jogadas de lado muitas vezes, por não termos justamente o tempo para refletir certas coisas”, afirma.

Com essa mostra, a CACI reafirma seu papel como promotora de cultura e conhecimento, convidando a comunidade interna a refletir e se encantar com o cinema de Jean-Luc Godard. 

Orientação: Profa. Karla Ehrenberg

Edição: Mariana Dadamo


Veja mais matéria sobre Destaque

Diagnóstico precoce de câncer ainda enfrenta desafios no Brasil


Senso comum sobre a doença e medo podem influenciar o estágio do tratamento, apesar da melhora no acesso à informação


“Se é Fake não é News” premia estudantes de jornalismo 


Em parceria com o Grupo EP, alunos fizeram produções com a temática das eleições municipais 


A outra face da Reciclagem: catadores e suas lutas diárias


Pesquisa aponta que 70% dos profissionais autônomos de materiais recicláveis vivem com menos de R$1.100,00 mensais e não possuem benefícios sociais


Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.