Destaque

“Os Quatro e Meia” se apresentam no Brasil em outubro 

Banda Portuguesa irá tocar em São Paulo e Rio de Janeiro, dias 29 e 30

Por João Marcelo Nucci Marrey

 A banda Portuguesa “Os Quatro e Meia” virá ao Brasil em outubro, para fazer shows em São Paulo e Rio de Janeiro, dias 29 e 30, no que será sua estreia no país sul-americano . O grupo se apresenta no Brasil no Teatro Claro Mais, em São Paulo. 

O grupo tem feito muito sucesso e conquistado cada vez mais fãs (Foto: Assessoria de Imprensa)

Já com bagagem internacional, tendo tocado em Macau e Londres, Os Quatro e Meia se apresentam no Brasil para tocar seus maiores sucessos, como “Não respondo por mim”, “Pra Frente é que é Lisboa”, “Amanhã”, “O tempo vai esperar”, entre outras músicas que marcaram a carreira da banda. Tiago Nogueira, um dos vocalistas da banda, comenta sobre a recepção das músicas fora de Portugal. “De certa forma, é o reflexo da lusofonia e da emigração. Portugal foi um país de navegadores, que espalharam a língua um pouco por todo o lado e ainda temos alguns cantos do mundo onde se fala português. Mas, claro, o Brasil é o país com mais falantes de português e representa uma força social e cultural gigante, quando comparado com Portugal, atualmente. Se, no caso da Inglaterra e Macau, muitos ouvintes são portugueses, no caso do Brasil são sobretudo brasileiros que gostam de ouvir música portuguesa. Temos uma grande expectativa para perceber se isto se reflete no ambiente dos concertos”, comenta. 

Tiago ainda acrescenta,“Não temos o objetivo de procurar uma expansão internacional na busca de maior sucesso. Planejamos apenas concertos no Brasil por percebermos que existiam fãs que o pediam e por ser algo que queríamos muito fazer. Será uma experiência que não sabemos se terá seguimento. Como dizem Os Gilsons, “deixa fluir” “. 

Jeni Fidalgo, estudante de direito, comenta como é a experiência de assistir a banda ao vivo “Assisti, a cinco (shows). Todos eles são diferentes e especiais à sua maneira. Há sempre surpresas. E é engraçado de ver que, mesmo que o alinhamento seja semelhante, vai-se notando a diferença na postura em palco e nos instrumentos que são utilizados”, avalia. 

Jeni Fidalgo é uma grande fã da banda (Foto: Arquivo Pessoal)  

A banda surgiu em 2013, em Coimbra, e é composta por Tiago Nogueira (voz e guitarra), Ricardo Liz Almeida (voz e guitarra), Mario Ferreira (teclado e vozes), João Cristóvão Rodrigues (violino), Pedro Figueiredo (bateria e percussão) e Rui Marques (baixo). Todos os membros, além da música, possuem outras profissões. São três médicos (Pedro, Tiago e Ricardo), um engenheiro informático (Mário), um engenheiro civil (Rui) e um professor de música (João). 

Questionado sobre como conciliam a carreira musical com as outras profissões, Tiago respondeu, “Na verdade, com muito esforço. É o trabalho de cada um de nós mas também a compreensão das nossas famílias, colegas, patrões, agência e amigos que permite gerir tudo por forma a não abdicarmos de nenhuma das profissões. Claro que isto leva a que tenhamos vidas muito intensas e desgastantes, mas gostamos muito de poder continuar a exercer as nossas profissões originais.”, explica.

A banda conta com dois álbuns de estúdio e várias músicas de sucesso em Portugal, e novas canções estão sendo produzidas. Questionado sobre como surgem as ideias para as novas músicas, o cantor descreve, “De tudo um pouco. Tem sempre uma ligação à forma como se olha para as coisas. Todas as coisas que parecem banais à primeira vista têm muito que se pode dizer sobre elas”, disse. 

Tiago ainda conta qual foi o momento que mais marcou a carreira do grupo. “Provavelmente o concerto que demos no Estádio Cidade de Coimbra, a cidade onde nos conhecemos e fundámos a banda. Foi uma noite fabulosa, com um ambiente que não se pode repetir e que felizmente ficou registado em vídeo e álbum”, explica. 

Em 2022, a banda participou do festival da canção, organizado pela emissora portuguesa RTP, com a música “Amanhã”. Recentemente, o grupo vem tendo muito destaque. Em 2023, foram vencedores do Globo de Ouro, organizado pela emissora portuguesa SIC, na categoria de melhor música, com “Na escola” e em 2024, venceram o prêmio aRi{t}mar, na categoria de melhor música portuguesa, também com “Na escola”. 

Agora, a banda se prepara para apresentar seu talento para o público Brasileiro. Tiago comenta o que significa para a banda tocar no Brasil “Para nós é, acima de tudo, uma oportunidade de levar a nossa música a gente nova. Alguns fãs já conhecerão grande parte do que fazemos, mas é provável que muita gente vá aos concertos sem nos conhecer tão bem. Será um momento importante para agarrarmos o público e procurarmos mostrar o que fazemos e, quem sabe, ganhar novos seguidores do nosso projeto. De resto, para nós, o mais importante é desfrutarmos de estar em palco, num país diferente e que tanto influencia a nossa música e a nossa alegria. Oxalá possamos ter duas noites memoráveis.”, idealiza o cantor. 

SERVIÇO

Data: 29/10

Horário: 20h (abertura dos portões às 19h)

Local: Teatro Claro Mais 

Endereço: Rua Olimpíadas, 360 – Shopping Vila Olímpia – 5º piso 

Ingressos: Os ingressos estão disponíveis através do link Os Quatro e Meia – 29/10/24 – São Paulo SP (uhuu.com) ou na bilheteria do teatro – Bilheteria aberta de Segunda a Sábado das 10h às 22h e Domingos e feriados das 12h às 20h 

Classificação Indicativa: 12 anos 

Mais Informações através do telefone (11) 3448-5061

Orientação: Profa Karla Ehrenberg

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

SPFW 58 celebra Regina Guerreiro e revela tendências da moda brasileira


Criações unem tradição e modernidade com coleções inspiradas no streetwear, alfaiataria e referências do Brasil


Violência no Futebol: um problema além das quatro linhas 


Advogados especialistas em Direito Desportivo analisam a problemática da violência no futebol brasileiro e implicações


Brasil registra aumento no número de pedidos de demissão


Os trabalhadores cada vez mais buscam melhores condições e equilíbrio entre vida pessoal e profissional


Alunos produzem vídeos educativos para a Defesa Civil de Campinas


Material traz orientações para pessoas com deficiência (PCDs) em situações de desastres, como incêndios, enchentes e ondas de calor


Unicamp anuncia criação de Hub Internacional sustentável em Barão Geraldo


A iniciativa prevê o nascimento de um distrito referência em inovação e sustentabilidade na antiga Fazenda Argentina


Alunos vivenciam profissão de assessor na Vira Comunicação


Projeto Jornada do Aluno reúne 15 alunos da Faculdade de Jornalismo para workshop com 16 encontros



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.