Destaque
Oswaldo Junior e Caramelo atravessam a cidade atrás dos locais em que a unidade fica estacionada
Por: Bianca Freitas e Maria Luísa Faustino
Acompanhadas de seus bichinhos de estimação, pelo menos 50 pessoas comparecem diariamente ao consultório veterinário móvel que percorre ao bairros de Campinas. O crescimento do número de animais domésticos na região e a busca por atendimentos veterinários acessíveis e de baixo custo estão entre os principais motivos que levaram ao aumento na demanda do consultório neste primeiro semestre de 2024.
Em um levantamento feito pelo Portal Animal, até o mês de maio de 2024 foram realizadas 3.594 consultas nas unidades 1 e 2 do consultório veterinário móvel. Em média, 2.484 animais foram castrados e 1.460 vacinados.
O aposentado Osvaldo Junior, 70 anos, resolveu comparecer ao consultório no final do horário de atendimento do dia, com receio da fila de espera. Pete, seu vira-lata de estimação, tem 9 anos e vem sendo tratado pelo veterinário do serviço há duas semanas. Osvaldo e a esposa Maria são moradores do bairro Campo Grande, e atravessam a cidade atrás dos pontos de estadia do consultório.
“É estressante, mas é uma espera que vale a pena. O Pete está velhinho e precisa de cuidados, e numa clínica particular é muito caro. Então a gente prefere enfrentar a fila mesmo”, relata Osvaldo.
O consultório veterinário permanece de 30 a 45 dias em uma região e, após este período, segue para o próximo bairro listado pelo DPBEA (Departamento de Proteção e Bem Estar Animal). A demanda pelo serviço é o fator que determina o tempo de permanência naquele local, já que algumas regiões são mais movimentadas que outras.
A ordem de bairros a receberem o consultório e os serviços oferecidos estão disponíveis no site https://portalanimal.campinas.sp.gov.br
“Quando a procura é muito grande, as pessoas ficam nervosas. Elas não querem esperar na fila. Acham que todo mundo tem preferência e não é assim. A gente precisa respeitar a fila e a prioridade de atendimento dos tutores e dos animais. Então a gente começou a adotar o uso da senha”, conta Priscila.
Priscila Rezende, médica veterinária, atua como responsável na unidade 1 do consultório veterinário móvel. A equipe desta unidade é composta por três veterinários, um auxiliar veterinário e um recepcionista e está em atividade há dois anos.
O procedimento mais procurado pelos moradores da região é a microchipagem gratuita. A profissional sempre alerta para a importância da microchipagem dos animais domésticos, prevista na Lei n.º 15.449 de 28 de junho de 2017 e incluída no Estatuto de proteção, defesa e controle das populações de animais domésticos do município de Campinas.
Um balanço divulgado pelo DPBEA em 2022 apontou que 11 mil cães e gatos foram microchipados naquele ano. A expectativa é de que a cada ano cerca de 10 mil animais sejam cadastrados no serviço.
O procedimento de implantação do chip está disponível no consultório, e é um processo rápido e indolor para o animal. Segundo Priscila, todos os animais aptos devem ser submetidos ao procedimento, já que é exigida por lei em Campinas e é gratuito, logo todos os moradores têm direito ao serviço.
Sueli Cipriano é moradora de Campinas e a algumas semanas resgatou uma cadela caramelo das ruas de São Paulo. Ela conheceu o consultório através das redes sociais e o procurou para receber orientações quanto aos cuidados com a nova integrante da família
“Aqui na consulta eu descobri que ela já é castrada, mas não possui microchip. Então hoje ela veio para vacinar e colocar o chip”, disse Sueli.
O objetivo da unidade veterinária é atender casos de baixa complexibilidade, como o da Sueli, mas os veterinários já realizaram diversos tipos de atendimento, inclusive partos. Para os profissionais, falta a estrutura necessária para a ampliação dos atendimentos. Eles anseiam por melhorias, que vão desde a construção de um laboratório para a realização de exames, até medicações e qualificações especializadas.
O consultório veterinário móvel é uma das iniciativas do DPBEA de Campinas, cuja finalidade é a implementação de políticas públicas a fim de garantir a proteção e o bem-estar de animais domésticos e silvestres do município.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Isabela Meletti
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino