Destaque
Oswaldo Junior e Caramelo atravessam a cidade atrás dos locais em que a unidade fica estacionada
Por: Bianca Freitas e Maria Luísa Faustino

Acompanhadas de seus bichinhos de estimação, pelo menos 50 pessoas comparecem diariamente ao consultório veterinário móvel que percorre ao bairros de Campinas. O crescimento do número de animais domésticos na região e a busca por atendimentos veterinários acessíveis e de baixo custo estão entre os principais motivos que levaram ao aumento na demanda do consultório neste primeiro semestre de 2024.
Em um levantamento feito pelo Portal Animal, até o mês de maio de 2024 foram realizadas 3.594 consultas nas unidades 1 e 2 do consultório veterinário móvel. Em média, 2.484 animais foram castrados e 1.460 vacinados.
O aposentado Osvaldo Junior, 70 anos, resolveu comparecer ao consultório no final do horário de atendimento do dia, com receio da fila de espera. Pete, seu vira-lata de estimação, tem 9 anos e vem sendo tratado pelo veterinário do serviço há duas semanas. Osvaldo e a esposa Maria são moradores do bairro Campo Grande, e atravessam a cidade atrás dos pontos de estadia do consultório.
“É estressante, mas é uma espera que vale a pena. O Pete está velhinho e precisa de cuidados, e numa clínica particular é muito caro. Então a gente prefere enfrentar a fila mesmo”, relata Osvaldo.

O consultório veterinário permanece de 30 a 45 dias em uma região e, após este período, segue para o próximo bairro listado pelo DPBEA (Departamento de Proteção e Bem Estar Animal). A demanda pelo serviço é o fator que determina o tempo de permanência naquele local, já que algumas regiões são mais movimentadas que outras.
A ordem de bairros a receberem o consultório e os serviços oferecidos estão disponíveis no site https://portalanimal.campinas.sp.gov.br
“Quando a procura é muito grande, as pessoas ficam nervosas. Elas não querem esperar na fila. Acham que todo mundo tem preferência e não é assim. A gente precisa respeitar a fila e a prioridade de atendimento dos tutores e dos animais. Então a gente começou a adotar o uso da senha”, conta Priscila.
Priscila Rezende, médica veterinária, atua como responsável na unidade 1 do consultório veterinário móvel. A equipe desta unidade é composta por três veterinários, um auxiliar veterinário e um recepcionista e está em atividade há dois anos.
O procedimento mais procurado pelos moradores da região é a microchipagem gratuita. A profissional sempre alerta para a importância da microchipagem dos animais domésticos, prevista na Lei n.º 15.449 de 28 de junho de 2017 e incluída no Estatuto de proteção, defesa e controle das populações de animais domésticos do município de Campinas.
Um balanço divulgado pelo DPBEA em 2022 apontou que 11 mil cães e gatos foram microchipados naquele ano. A expectativa é de que a cada ano cerca de 10 mil animais sejam cadastrados no serviço.
O procedimento de implantação do chip está disponível no consultório, e é um processo rápido e indolor para o animal. Segundo Priscila, todos os animais aptos devem ser submetidos ao procedimento, já que é exigida por lei em Campinas e é gratuito, logo todos os moradores têm direito ao serviço.

Sueli Cipriano é moradora de Campinas e a algumas semanas resgatou uma cadela caramelo das ruas de São Paulo. Ela conheceu o consultório através das redes sociais e o procurou para receber orientações quanto aos cuidados com a nova integrante da família
“Aqui na consulta eu descobri que ela já é castrada, mas não possui microchip. Então hoje ela veio para vacinar e colocar o chip”, disse Sueli.
O objetivo da unidade veterinária é atender casos de baixa complexibilidade, como o da Sueli, mas os veterinários já realizaram diversos tipos de atendimento, inclusive partos. Para os profissionais, falta a estrutura necessária para a ampliação dos atendimentos. Eles anseiam por melhorias, que vão desde a construção de um laboratório para a realização de exames, até medicações e qualificações especializadas.
O consultório veterinário móvel é uma das iniciativas do DPBEA de Campinas, cuja finalidade é a implementação de políticas públicas a fim de garantir a proteção e o bem-estar de animais domésticos e silvestres do município.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Isabela Meletti
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.