Cultura & Espetáculos
Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais
Por: Giovanni Feltrin
Nos dias 20 e 21 de abril, Americana se tornou, com a realização da 2ª edição da Rota Cervejeira, o destino oficial para os amantes de cerveja artesanal. Com entrada gratuita, o evento, que aconteceu no Centro de Cultura e Lazer (CCL), reuniu cervejarias locais e regionais, proporcionando uma experiência única ao público.
A edição deste ano, contou com a participação de dez cervejarias, sendo elas: Seven Hands, HopBeer, Marés e Kalango, de Americana, IB, Blacaman, Tábuas, Landel e St. Kitts, de Campinas e, Grifo Beer, de Valinhos. O evento também contou com uma praça de alimentação diversificada, com uma variedade de opções gastronômicas para todos os gostos, atrações musicais e espaço kids, garantindo que as famílias e as crianças pudessem aproveitar juntas.
Samuel Mendonça de Faria Júnior, sócio fundador da cervejaria Landel e idealizador fundador do Polo Cervejeiro RMC, destacou a importância de eventos como esse para promover a cultura cervejeira: “Eu acredito que o mercado de cervejas artesanais ainda está em formação, e a gente ainda precisa desse trabalho de formiguinha que é muito importante. A gente faz eventos cirúrgicos, que a gente acredita que tem esse propósito de promover a experiência do consumidor, por isso é tão importante o nosso papel, pequenininho, mas que junto com todos os papéis pequenininhos das outras cervejarias, vai fazer toda a diferença no final”, afirmou.
A Rota Cervejeira foi organizada pela prefeitura de Americana em parceria com o Polo Cervejeiro da RMC (Região Metropolitana de Campinas), uma associação criada em 2017 com o intuito de fomentar e fortalecer a cena cervejeira na região, além do apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Região Turística Bem Viver.
O secretário executivo do Polo Cervejeiro, Vinicius Colacioppo, contou que o sucesso da primeira edição da Rota Cervejeira na cidade de Americana garantiu a edição deste ano, e que a intenção é expandir esse tipo de evento para outras localidades. “O Polo Cervejeiro da RMC vêm buscando outras cidades para que a gente possa levar os eventos de cerveja artesanal. A gente está em negociação com Hortolândia, e temos um planejamento para Indaiatuba também”, comentou.
O processo de escolha das cervejarias que participaram da edição deste ano foi realizado através de um sorteio mediante a aceitação das diretrizes do evento que foram divulgadas. Kauré Martins, proprietário da Kalango, a cervejaria mais antiga de Americana, que participou pela segunda vez consecutiva do evento, expressou a sua satisfação: “Participar deste segundo ano de evento é uma oportunidade de trazer ainda mais experiência e mostrar que pequenos produtores locais podem contribuir com a comunidade com lazer e boa gastronomia”, afirmou.
A primeira edição do festival, que aconteceu em 2023, reuniu cerca de 15 mil pessoas de várias cidades ao longo de dois dias, e mais de 10 mil litros de cerveja artesanal foram comercializados. A segunda edição, por sua vez, atraiu um público de oito mil pessoas, registradas exclusivamente no primeiro dia.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, a prefeitura reconhece a importância da Rota Cervejeira para o fortalecimento do setor turístico na cidade, especialmente no que diz respeito à gastronomia e à economia criativa. “O sucesso do evento alcançado pode ser atribuído ao seu apelo específico para um público formado por apreciadores de cerveja artesanal, gastronomia de boteco e estilo musical blues rock, além do engajamento de pequenos e médios fabricantes de cerveja artesanal da região”, complementou.
Orientação: prof. Gilberto Roldão
Edição: Gabriela Moda
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos
Herói sem caráter reabre o MAC de Campinas
Macunaíma, de Mário de Andrade, inspira 34 artistas contemporâneos, com trabalhos que vão da pintura à videoarte
Mulher ciborgue é submissa no cinema, apura pesquisadora
Em oficina no Sesc-Campinas, a antropóloga Isabel Wittmann analisa filmes como Metrópolis, Blade Runner e Ex-Machina
Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade
Campinas conta com duas unidades da instituição no município
Desfile de escolas de samba volta a acontecer em Campinas
O evento foi paralisado há nove anos atrás
Conheça sobre a Torre do Castelo localizada em Campinas
No passado a instalação servia como uma caixa d’água para a cidade
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo