Destaque

Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas

Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos

Por: Vitoria Nunes

Em 1989, os moradores da Vila Castelo Branco, em Campinas, sentiram uma carência de espaços culturais acessíveis à comunidade local. Foi assim que nasceu a Casa de Cultura Tainã, tornando-se desde então um pilar fundamental quando se fala em arte e identidade cultural no bairro.

A Casa de Cultura Tainã é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada a proporcionar oportunidades de desenvolvimento cultural e social para cerca de 450 crianças e 1.500 jovens. O local é uma das poucas referências culturais na região, oferecendo uma variedade de atividades, como shows, oficinas e programas educacionais.

Evento cultural sediado pelo local recebeu jovens artistas no último final de semana. (Foto: Vitoria Nunes)

Dentro das suas instalações, são oferecidos estudos de música, produção musical, acesso a bibliotecas e atividades de leitura, dança, participação em orquestras e até mesmo acesso a um laboratório de informática. A Casa de Cultura Tainã atualmente é mais do que um espaço cultural, é um centro de criatividade e aprendizado, que molda o futuro cultural da comunidade local, sediando eventos principalmente da cultura afro.

Serviço: a Casa fica localizada Rua Inhambu, número 645, no bairro Vila Padre Manoel Nobrega, em Campinas – São Paulo.
Telefone: (19) 3228-2993 Site: https://taina.net.br/

Orientação: Prof. Artur Araújo Vasconcellos
Edição: Mariana Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.


Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste


A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão. 


Publicitário discute o resgate da criatividade


Por que estamos deixando de ser criativos? Essa foi a palestra ministrada pelo publicitário Matheus Marin, 31 anos.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.