Destaque
Reuniões com profissionais e com alunos de Jornalismo estão no roteiro de atuação dos sindicatos da categoria
Por: Maria Luiza Machado
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) aguarda aprovação de uma nova PEC do Diploma (Proposta de Emenda à Constituição) pela Câmara dos Deputados, o projeto elaborado em colaboração com jornalistas sindicalizados no início do ano para restituir a obrigatoriedade de diploma para jornalistas profissionais. A fim de obter apoio da categoria, representantes do sindicato paulista percorrem as principais universidades e conversam com os alunos sobre esse movimento.

A jornalista, sindicalista e presidenta do PCdoB Márcia Quintanilha, esteve na Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com o presidente do Sindicato de São Paulo Thiago Tânia. Eles explicaram o movimento , que busca valorizar o trabalho do jornalista . “O objetivo é aprimorar o modo com que as pesquisas, entrevistas e apurações jornalísticas são feitas no país”, frisou Márcia. O movimento está divulgado nas redes sociais da Fenaj, espaço aberto para as discussões, abaixo assinado e agenda de palestras e visitas, como a realizada na PUC-Campinas , em outubro.
A derrubada da obrigatoriedade do diploma aconteceu em 2009. “A liberdade de expressão não é afetada por trabalhos jornalísticos e nem pela exigência do estudo de técnicas básicas de deontologia, pesquisa e escrita, ensinada nas faculdades “, frisa Márcia Quintanilha.
Questionada sobre a possibilidade das fake news terem ganhado espaço nas mídias após a pandemia, a jornalista ressaltou que essa situação pode ser uma tese, visto que a internet é acessível, possuindo muitos nichos e qualquer pessoa pode publicar o que deseja sem que sofra grandes consequências, avalia. Em sua opinião, “as pessoas se comunicam e isso é diferente de fazer jornalismo”, diz.

A proposta da Fenaj é desenvolver debates sobre o tema, a fim de ganhar novos apoiadores e alcançar seus objetivos, como por exemplo a audiência na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados. Segundo Márcia, a Federação Nacional dos Jornalistas também está organizando Comitês Municipais e Estaduais em apoio a PEC.
A professora da Faculdade de Jornalismo da PUC- Campinas Cecília Toledo, fala sobre a importância dos estudos para o desenvolvimento profissional na área, principalmente em deontologia jornalística e técnicas de produção. Ela defende a formação no ensino superior. “ A faculdade nos coloca em contato com a realidade da profissão e nos aproxima de profissionais formados mercado “, diz.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Théo Miranda
Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades
Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.