Destaque
Reuniões com profissionais e com alunos de Jornalismo estão no roteiro de atuação dos sindicatos da categoria
Por: Maria Luiza Machado
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) aguarda aprovação de uma nova PEC do Diploma (Proposta de Emenda à Constituição) pela Câmara dos Deputados, o projeto elaborado em colaboração com jornalistas sindicalizados no início do ano para restituir a obrigatoriedade de diploma para jornalistas profissionais. A fim de obter apoio da categoria, representantes do sindicato paulista percorrem as principais universidades e conversam com os alunos sobre esse movimento.
A jornalista, sindicalista e presidenta do PCdoB Márcia Quintanilha, esteve na Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com o presidente do Sindicato de São Paulo Thiago Tânia. Eles explicaram o movimento , que busca valorizar o trabalho do jornalista . “O objetivo é aprimorar o modo com que as pesquisas, entrevistas e apurações jornalísticas são feitas no país”, frisou Márcia. O movimento está divulgado nas redes sociais da Fenaj, espaço aberto para as discussões, abaixo assinado e agenda de palestras e visitas, como a realizada na PUC-Campinas , em outubro.
A derrubada da obrigatoriedade do diploma aconteceu em 2009. “A liberdade de expressão não é afetada por trabalhos jornalísticos e nem pela exigência do estudo de técnicas básicas de deontologia, pesquisa e escrita, ensinada nas faculdades “, frisa Márcia Quintanilha.
Questionada sobre a possibilidade das fake news terem ganhado espaço nas mídias após a pandemia, a jornalista ressaltou que essa situação pode ser uma tese, visto que a internet é acessível, possuindo muitos nichos e qualquer pessoa pode publicar o que deseja sem que sofra grandes consequências, avalia. Em sua opinião, “as pessoas se comunicam e isso é diferente de fazer jornalismo”, diz.
A proposta da Fenaj é desenvolver debates sobre o tema, a fim de ganhar novos apoiadores e alcançar seus objetivos, como por exemplo a audiência na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados. Segundo Márcia, a Federação Nacional dos Jornalistas também está organizando Comitês Municipais e Estaduais em apoio a PEC.
A professora da Faculdade de Jornalismo da PUC- Campinas Cecília Toledo, fala sobre a importância dos estudos para o desenvolvimento profissional na área, principalmente em deontologia jornalística e técnicas de produção. Ela defende a formação no ensino superior. “ A faculdade nos coloca em contato com a realidade da profissão e nos aproxima de profissionais formados mercado “, diz.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Théo Miranda
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna