Destaque

Fenaj faz movimentos para defender a PEC do Diploma

Reuniões com profissionais e com alunos de Jornalismo estão no roteiro de atuação dos sindicatos da categoria

Por: Maria Luiza Machado

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) aguarda aprovação de uma nova PEC do Diploma (Proposta de Emenda à Constituição) pela Câmara dos Deputados, o projeto elaborado em colaboração com jornalistas sindicalizados no início do ano para restituir a obrigatoriedade de diploma para jornalistas profissionais. A fim de obter apoio da categoria, representantes do sindicato paulista percorrem as principais universidades e conversam com os alunos sobre esse movimento.

A professora Cecília Toledo fala sobre a importância do diploma para a qualidade da produção jornalística (Foto: Maria Luiza Machado)

A jornalista, sindicalista e presidenta do PCdoB Márcia Quintanilha, esteve na Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com o presidente do Sindicato de São Paulo Thiago Tânia. Eles explicaram o movimento , que busca valorizar o trabalho do jornalista . “O objetivo é aprimorar o modo com que as pesquisas, entrevistas e apurações jornalísticas são feitas no país”, frisou Márcia. O movimento está divulgado nas redes sociais da Fenaj, espaço aberto para as discussões, abaixo assinado e agenda de palestras e visitas, como a realizada na PUC-Campinas , em outubro.

A derrubada da obrigatoriedade do diploma aconteceu em 2009. “A liberdade de expressão não é afetada por trabalhos jornalísticos e nem pela exigência do estudo de técnicas básicas de deontologia, pesquisa e escrita, ensinada nas faculdades “, frisa Márcia Quintanilha.

Questionada sobre a possibilidade das fake news terem ganhado espaço nas mídias após a pandemia, a jornalista ressaltou que essa situação pode ser uma tese, visto que a internet é acessível, possuindo muitos nichos e qualquer pessoa pode publicar o que deseja sem que sofra grandes consequências, avalia. Em sua opinião, “as pessoas se comunicam e isso é diferente de fazer jornalismo”, diz.

Documento entregue por Márcia Quintanilha aos alunos da PUC-Campinas sobre a PEC do Diploma (Foto: Maria Luiza Machado)

A proposta da Fenaj é desenvolver debates sobre o tema, a fim de ganhar novos apoiadores e alcançar seus objetivos, como por exemplo a audiência na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados. Segundo Márcia, a Federação Nacional dos Jornalistas também está organizando Comitês Municipais e Estaduais em apoio a PEC.

A professora da Faculdade de Jornalismo da PUC- Campinas Cecília Toledo, fala sobre a importância dos estudos para o desenvolvimento profissional na área, principalmente em deontologia jornalística e técnicas de produção. Ela defende a formação no ensino superior. “ A faculdade nos coloca em contato com a realidade da profissão e nos aproxima de profissionais formados mercado “, diz.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Théo Miranda


Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas


Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes


Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas


O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.