Destaque

Pouco conhecida, emissora transmite até futebol entre escolas

Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas

Por: Fayollah Souza

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e a Rede Globo de Televisão, o canal EducaTv, no ar há um ano, transmite até partidas ao vivo de futebol de salão, entre escolas municipais, para aumentar a empatia com seu público preferencial. “A intenção é ser diferente das emissoras que também apostam na televisão para fomentar a cultura e a educação”, afirma o diretor da emissora, Alexandre Tadeu Dias.

Grupo de funcionários que atua na produção dos programas locais da EducaTV (Foto: Fayollah Souza)

Sintonizável no canal aberto 12.2 dos aparelhos digitais, a EducaTv conta com uma equipe de 20 profissionais, a maior parte constituída por servidores públicos atuando nas produções locais. Das 2 horas diárias de programação registradas no início de suas operações, a emissora – que ainda é praticamente desconhecida na cidade – ampliou recentemente sua grade para 23 horas diárias de transmissão, conseguindo colocar no ar 10 programas exclusivos.

“Somos um canal voltado para todas as idades, sendo que o nosso foco é a educação e a acessibilidade”, afirma o diretor Dias. A emissora conta com programas inclusivos, como O Minuto de Libras, que ensina o letramento em Libras; o videocast Vamos conversar?, focado em um público mais adulto; e disputas esportivas entre as escolas municipais.

A corujinha azul, mascote que enfeita a parede do imóvel na rua Sacramento (foto: Fayollah Souza)

Todo processo de desenvolvimento do canal começou a avançar no período de pandemia, explica Dias. Segundo ele, a preocupação da nova emissora é não ser confundida com canais que trabalham com ensino a distância (EAD), uma vez que existem vários já operando nesse segmento de público. “Queremos levar a educação de uma forma compreensiva e dinâmica”, completa.

De acordo com Dias, a emissora começou a operar com alguns improvisos no início, especialmente nos estúdios. “Chegamos a gravar alguns projetos no próprio telefone celular em cenários que também foram improvisados”, afirma a pedagoga Gilmara Santos, que também atua nos bastidores.

Com o tempo, os improvisos iniciais foram ficando para trás. Hoje, a equipe de produção do canal EducaTV ocupa dois diferentes endereços no centro da cidade. O primeiro comporta um espaço para as gravações de videocasts, com fundo verde para a inserção de efeitos de vídeo, localizado na Rua Doutor Quirino.

O segundo estúdio está localizado na Rua Sacramento, também em uma residência térrea. Todo pintado de branco na fachada externa, o imóvel ganhou recentemente a pintura da mascote da emissora, uma corujinha azul.

“Estamos trabalhando com uma equipe terceirizada na operação dos equipamentos, a Rio Brasil Digital, para desenvolver nossas gravações de forma profissional”, comenta Gilmara. Foi a maneira encontrada para dar conta da produção com qualidade profissional de imagem, segundo a pedagoga.

Imagem de partida de futebol entre escolas municipais, transmitida pela emissora (foto: Arquivo EducaTv)

A equipe da EducaTv é constituída por servidores públicos, com dois jornalistas, Wesley Tadeu e Viviane Marin, responsáveis pelas reportagens do canal. Diretora de duas escolas municipais, a pedagoga Gilmara foi convidada a integrar a equipe. “Estou aqui por amor à pedagogia e à educação”, comenta.

“Para nós, todos têm os mesmos direitos e todos são iguais”, diz Gilmara ao comentar o compromisso que a emissora procura firmar com o incentivo ao ensino. Bem por isso, segundo ela, a EducaTv tem como motivação relembrar a importância de estudar e aprender de diferentes formas. “A educação está em constante mudança e evolução, com a diversidade de meios ganhando cada vez mais espaço”, diz a pedagoga.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Isabela Meletti


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.