Destaque
Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas
Por: Fayollah Souza
Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e a Rede Globo de Televisão, o canal EducaTv, no ar há um ano, transmite até partidas ao vivo de futebol de salão, entre escolas municipais, para aumentar a empatia com seu público preferencial. “A intenção é ser diferente das emissoras que também apostam na televisão para fomentar a cultura e a educação”, afirma o diretor da emissora, Alexandre Tadeu Dias.
Sintonizável no canal aberto 12.2 dos aparelhos digitais, a EducaTv conta com uma equipe de 20 profissionais, a maior parte constituída por servidores públicos atuando nas produções locais. Das 2 horas diárias de programação registradas no início de suas operações, a emissora – que ainda é praticamente desconhecida na cidade – ampliou recentemente sua grade para 23 horas diárias de transmissão, conseguindo colocar no ar 10 programas exclusivos.
“Somos um canal voltado para todas as idades, sendo que o nosso foco é a educação e a acessibilidade”, afirma o diretor Dias. A emissora conta com programas inclusivos, como O Minuto de Libras, que ensina o letramento em Libras; o videocast Vamos conversar?, focado em um público mais adulto; e disputas esportivas entre as escolas municipais.
Todo processo de desenvolvimento do canal começou a avançar no período de pandemia, explica Dias. Segundo ele, a preocupação da nova emissora é não ser confundida com canais que trabalham com ensino a distância (EAD), uma vez que existem vários já operando nesse segmento de público. “Queremos levar a educação de uma forma compreensiva e dinâmica”, completa.
De acordo com Dias, a emissora começou a operar com alguns improvisos no início, especialmente nos estúdios. “Chegamos a gravar alguns projetos no próprio telefone celular em cenários que também foram improvisados”, afirma a pedagoga Gilmara Santos, que também atua nos bastidores.
Com o tempo, os improvisos iniciais foram ficando para trás. Hoje, a equipe de produção do canal EducaTV ocupa dois diferentes endereços no centro da cidade. O primeiro comporta um espaço para as gravações de videocasts, com fundo verde para a inserção de efeitos de vídeo, localizado na Rua Doutor Quirino.
O segundo estúdio está localizado na Rua Sacramento, também em uma residência térrea. Todo pintado de branco na fachada externa, o imóvel ganhou recentemente a pintura da mascote da emissora, uma corujinha azul.
“Estamos trabalhando com uma equipe terceirizada na operação dos equipamentos, a Rio Brasil Digital, para desenvolver nossas gravações de forma profissional”, comenta Gilmara. Foi a maneira encontrada para dar conta da produção com qualidade profissional de imagem, segundo a pedagoga.
A equipe da EducaTv é constituída por servidores públicos, com dois jornalistas, Wesley Tadeu e Viviane Marin, responsáveis pelas reportagens do canal. Diretora de duas escolas municipais, a pedagoga Gilmara foi convidada a integrar a equipe. “Estou aqui por amor à pedagogia e à educação”, comenta.
“Para nós, todos têm os mesmos direitos e todos são iguais”, diz Gilmara ao comentar o compromisso que a emissora procura firmar com o incentivo ao ensino. Bem por isso, segundo ela, a EducaTv tem como motivação relembrar a importância de estudar e aprender de diferentes formas. “A educação está em constante mudança e evolução, com a diversidade de meios ganhando cada vez mais espaço”, diz a pedagoga.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Isabela Meletti
Veja mais matéria sobre Destaque
Parceria entre CACI e Aliança Francesa Celebra o Cinema de Jean-Luc Godard
CACI e Aliança Francesa promovem mostra de obras clássicas de Jean-Luc Godard na PUC-Campinas, reforçando o papel da cultura na formação acadêmica
Diagnóstico precoce de câncer ainda enfrenta desafios no Brasil
Senso comum sobre a doença e medo podem influenciar o estágio do tratamento, apesar da melhora no acesso à informação
“Se é Fake não é News” premia estudantes de jornalismo
Em parceria com o Grupo EP, alunos fizeram produções com a temática das eleições municipais
A outra face da Reciclagem: catadores e suas lutas diárias
Pesquisa aponta que 70% dos profissionais autônomos de materiais recicláveis vivem com menos de R$1.100,00 mensais e não possuem benefícios sociais
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas