Destaque
Corujinha azul é mascote do canal que pretende se diferenciar das demais TVs educativas
Por: Fayollah Souza
Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e a Rede Globo de Televisão, o canal EducaTv, no ar há um ano, transmite até partidas ao vivo de futebol de salão, entre escolas municipais, para aumentar a empatia com seu público preferencial. “A intenção é ser diferente das emissoras que também apostam na televisão para fomentar a cultura e a educação”, afirma o diretor da emissora, Alexandre Tadeu Dias.

Sintonizável no canal aberto 12.2 dos aparelhos digitais, a EducaTv conta com uma equipe de 20 profissionais, a maior parte constituída por servidores públicos atuando nas produções locais. Das 2 horas diárias de programação registradas no início de suas operações, a emissora – que ainda é praticamente desconhecida na cidade – ampliou recentemente sua grade para 23 horas diárias de transmissão, conseguindo colocar no ar 10 programas exclusivos.
“Somos um canal voltado para todas as idades, sendo que o nosso foco é a educação e a acessibilidade”, afirma o diretor Dias. A emissora conta com programas inclusivos, como O Minuto de Libras, que ensina o letramento em Libras; o videocast Vamos conversar?, focado em um público mais adulto; e disputas esportivas entre as escolas municipais.

Todo processo de desenvolvimento do canal começou a avançar no período de pandemia, explica Dias. Segundo ele, a preocupação da nova emissora é não ser confundida com canais que trabalham com ensino a distância (EAD), uma vez que existem vários já operando nesse segmento de público. “Queremos levar a educação de uma forma compreensiva e dinâmica”, completa.
De acordo com Dias, a emissora começou a operar com alguns improvisos no início, especialmente nos estúdios. “Chegamos a gravar alguns projetos no próprio telefone celular em cenários que também foram improvisados”, afirma a pedagoga Gilmara Santos, que também atua nos bastidores.
Com o tempo, os improvisos iniciais foram ficando para trás. Hoje, a equipe de produção do canal EducaTV ocupa dois diferentes endereços no centro da cidade. O primeiro comporta um espaço para as gravações de videocasts, com fundo verde para a inserção de efeitos de vídeo, localizado na Rua Doutor Quirino.
O segundo estúdio está localizado na Rua Sacramento, também em uma residência térrea. Todo pintado de branco na fachada externa, o imóvel ganhou recentemente a pintura da mascote da emissora, uma corujinha azul.
“Estamos trabalhando com uma equipe terceirizada na operação dos equipamentos, a Rio Brasil Digital, para desenvolver nossas gravações de forma profissional”, comenta Gilmara. Foi a maneira encontrada para dar conta da produção com qualidade profissional de imagem, segundo a pedagoga.

A equipe da EducaTv é constituída por servidores públicos, com dois jornalistas, Wesley Tadeu e Viviane Marin, responsáveis pelas reportagens do canal. Diretora de duas escolas municipais, a pedagoga Gilmara foi convidada a integrar a equipe. “Estou aqui por amor à pedagogia e à educação”, comenta.
“Para nós, todos têm os mesmos direitos e todos são iguais”, diz Gilmara ao comentar o compromisso que a emissora procura firmar com o incentivo ao ensino. Bem por isso, segundo ela, a EducaTv tem como motivação relembrar a importância de estudar e aprender de diferentes formas. “A educação está em constante mudança e evolução, com a diversidade de meios ganhando cada vez mais espaço”, diz a pedagoga.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Isabela Meletti
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.