Cultura & Espetáculos
Escolas municipais de Campinas visitam obras expostas da cultura chinesa na biblioteca da Unicamp
Rafaela Senatore
A exposição A Milenar Arte Chinesa acontece na Biblioteca Obras Raras da Unicamp e está aberta ao público até o dia 24 de novembro. São apresentadas 93 obras históricas, como estátuas de deuses, fotos e objetos vindos diretamente da China. Instrutoras chinesas contam as histórias sobre os períodos de cada dinastia do país.
Kaili Penha é aluna do curso de música da Unicamp e atua como guia da exposição, que começou em outubro. Ela revela sentir-se honrada por mostrar e explicar a cultura chinesa para quem ainda não conhece. “É importante conhecer coisas novas”, avalia.
Durante a exposição, roupas da cultura chinesa foram expostas e oferecidas para que os alunos pudessem vestir e imergir na cultura chinesa mais a fundo. Foram usados nove trajes tradicionais nas cores vermelho e branco. Bruno Almeida, de 16 anos, conta qual foi a sensação de usar roupas tão diferentes para ele, “Amei vestir essas roupas, me senti dentro da cultura e as cores são muito lindas”.
Ao longo dos dias de exposição, diversas escolas municipais visitam as obras, como a escola EMEF/EJA Prof.ª Odila Maia Maria que levou seus alunos do nono ano para conhecer a exposição. Wesley Machado, de 16 anos, conta ter apreciado as obras, em especial a estátua do Buda. “Amei ver todas essas coisas novas, ver a estátua do buda foi a minha preferida e com certeza vou me lembrar sempre desse dia”, cita.
Janaina Machado, professora de português, acompanha seus alunos durante a exposição, conta o quão importante é para ela e seus alunos terem um momento de diversão e aprendizado em uma universidade tão renomada. “Nós gostamos muito, aprendemos diversas coisas que serão usadas dentro de sala de aula. A Unicamp oferece recursos ótimos para aprendizado”, conta.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Théo Miranda
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos
Herói sem caráter reabre o MAC de Campinas
Macunaíma, de Mário de Andrade, inspira 34 artistas contemporâneos, com trabalhos que vão da pintura à videoarte
Mulher ciborgue é submissa no cinema, apura pesquisadora
Em oficina no Sesc-Campinas, a antropóloga Isabel Wittmann analisa filmes como Metrópolis, Blade Runner e Ex-Machina
Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade
Campinas conta com duas unidades da instituição no município
Desfile de escolas de samba volta a acontecer em Campinas
O evento foi paralisado há nove anos atrás
Conheça sobre a Torre do Castelo localizada em Campinas
No passado a instalação servia como uma caixa d’água para a cidade
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo