Noticiário Geral

RMC emite mais de 3 mil identidades para pessoas autistas

Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista simplifica acesso a serviços e confere mais inclusão social

Por: Raquel Santana

Mais de 3 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) foram emitidas na Região Metropolitana de Campinas (RMC), conforme informações da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). Esse número refere-se ao período compreendido entre abril, quando o documento começou a ser disponibilizado pela gestão estadual, e setembro de 2023. O propósito dessa carteira é simplificar a identificação das pessoas e agilizar o acesso a serviços públicos e privados, como saúde, educação, assistência social e outros.

Regiane e a filha Eliandra Necker, estudante de enfermagem e beneficiária do documento de identificação do autista  (Foto: Raquel Santana)

Eliandra Caroline Necker Aires de Lima, uma estudante de enfermagem de 22 anos, é uma das beneficiárias dessa identificação e destaca que essa iniciativa lhe proporcionou maior inclusão. Ela explica que “as pessoas passam a olhar de forma diferente, conseguem incluir mais, porque o autismo não é visível fisicamente, então elas não conseguem entender como é para os autistas lidar e estar no meio de outras pessoas.”

A mãe de Eliandra, Regiane Aparecida Necker Aires, de 52 anos, também enfatiza a importância de documentos como este. Ela ressalta que o benefício conferiu à filha diversos direitos, incluindo prioridade no atendimento em setores públicos e privados, bem como direito à meia-entrada ou até entrada gratuita em transporte público e parques. “Tudo ficou mais fácil”, conta.

Emissão – Gabriela da Silva, de 31 anos, está no processo de obtenção da Ciptea para sua filha, Millena Silva Oliveira, que há quatro anos tem o diagnóstico de espectro autista. Esse novo documento será usado para substituir o atual de identificação da menina de 6 anos. Gabriela explica que “o documento dela atual está vencido, e é preciso renová-lo todos os anos. A vantagem da Ciptea é que ela não expira. É um documento permanente.”

Gabriela da Silva está em processo de emissão da Ciptea para a filha Millena, de 6 anos (Foto: Arquivo pessoal/Cedida por Gabriela da Silva)

A Ciptea é uma iniciativa Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD). Sua emissão é feita de maneira gratuita através do portal Ciptea (ciptea.sp.gov.br) criado pela Prodesp – a empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo -, ou de maneira presencial no Poupatempo das cidades de Campinas e Piracicaba.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Murilo Sacardi


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.