Cultura & Espetáculos
Porsche Spyder 550, de Cleber Teixeira, participou da exposição de carros antigos no domingo (22)
Por: Maria Vitória Soares Porto
Tão antigo quantos os carros expostos é o amor de seus donos pelas relíquias reunidas na XIV Exposição de Carros Antigos de Louveira, ocorrida na tarde de domingo (22). Ao som de clássicos do rock e sabor de gastronomia diversificada, o encontro contou com mais de 30 ícones automobilísticos de 1950 a 1990.

No meio de Opalas e Cadilacs, o destaque foi uma réplica montada peça por peça de uma Porsche, modelo Spyder 550. O proprietário, Cleber Teixeira, 44 anos, apaixonado por carros antigos desde criança, montou o veículo artesanalmente ao longo de um ano. Desde motor, suspensão e parte elétrica, ele realizou o sonho de possuir um modelo de 1950 para chamar de seu.

O evento contou com pessoas de diversos lugares do país. Osvaldo Nikonovas, 65, presidente do grupo Amigos do Carro Antigo de Itatiba, não deixou de comparecer com seu Oldsmobile Cutlass 1968. De acordo com ele, o carro foi importado por um amigo dos Estados Unidos, que antes de lhe enviar por navio, lhe disse que só venderia a ele, pois sabia que não o destruiria, mas o manteria original.
A mostra contou com modelos esportivos, como o Bianco S, de 1970; clássicos como o Ford Corcel, de 1977; e caminhão da Mercedes Benz, de 1960, entre outros. Não faltando amostras para os amantes de motos, estava presente uma Honda CG 125, primeira motocicleta a álcool do mundo, veículo que teve garoto propaganda o jogador Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, em 1976.

Para os admiradores do carro mais amado do Brasil, fuscas foram modelo de presença marcante na exposição. Com suas decorações divertidas, estiveram lado a lado com o Gurgel, carro 100% nacional. Na década 70, o veículo, montado em Rio Claro (SP), foi lançado com o intuito de não deixar nada a desejar para o Fusca projetado pelos alemães.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Isabela Meletti
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Festa das Nações chega ao Distrito de Joaquim Egídio
A festa vai oferecer barracas de artesanato, gastronomia e shows musicais que remetem às tradições das determinadas nações.

Dia da Dança tem mais de 20 coreografias em Nova Odessa
Meire Prado, diretora da escola, disse que esse momento é essencial para reforçar a importância da cultura para as pessoas.

Gostos da Argentina, Coreia e Minas juntos num só lugar
O festival trouxe mais de 50 pratos típicos de países como Coreia do Sul, Japão, México, Uruguai, Espanha, Argentina.

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.

Unicamp promove experiência com cineasta brasileira
Através de diversos encontros, Laís Bodanzky compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.