Cultura & Espetáculos
Porsche Spyder 550, de Cleber Teixeira, participou da exposição de carros antigos no domingo (22)
Por: Maria Vitória Soares Porto
Tão antigo quantos os carros expostos é o amor de seus donos pelas relíquias reunidas na XIV Exposição de Carros Antigos de Louveira, ocorrida na tarde de domingo (22). Ao som de clássicos do rock e sabor de gastronomia diversificada, o encontro contou com mais de 30 ícones automobilísticos de 1950 a 1990.
No meio de Opalas e Cadilacs, o destaque foi uma réplica montada peça por peça de uma Porsche, modelo Spyder 550. O proprietário, Cleber Teixeira, 44 anos, apaixonado por carros antigos desde criança, montou o veículo artesanalmente ao longo de um ano. Desde motor, suspensão e parte elétrica, ele realizou o sonho de possuir um modelo de 1950 para chamar de seu.
O evento contou com pessoas de diversos lugares do país. Osvaldo Nikonovas, 65, presidente do grupo Amigos do Carro Antigo de Itatiba, não deixou de comparecer com seu Oldsmobile Cutlass 1968. De acordo com ele, o carro foi importado por um amigo dos Estados Unidos, que antes de lhe enviar por navio, lhe disse que só venderia a ele, pois sabia que não o destruiria, mas o manteria original.
A mostra contou com modelos esportivos, como o Bianco S, de 1970; clássicos como o Ford Corcel, de 1977; e caminhão da Mercedes Benz, de 1960, entre outros. Não faltando amostras para os amantes de motos, estava presente uma Honda CG 125, primeira motocicleta a álcool do mundo, veículo que teve garoto propaganda o jogador Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, em 1976.
Para os admiradores do carro mais amado do Brasil, fuscas foram modelo de presença marcante na exposição. Com suas decorações divertidas, estiveram lado a lado com o Gurgel, carro 100% nacional. Na década 70, o veículo, montado em Rio Claro (SP), foi lançado com o intuito de não deixar nada a desejar para o Fusca projetado pelos alemães.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Isabela Meletti
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos
Herói sem caráter reabre o MAC de Campinas
Macunaíma, de Mário de Andrade, inspira 34 artistas contemporâneos, com trabalhos que vão da pintura à videoarte
Mulher ciborgue é submissa no cinema, apura pesquisadora
Em oficina no Sesc-Campinas, a antropóloga Isabel Wittmann analisa filmes como Metrópolis, Blade Runner e Ex-Machina
Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade
Campinas conta com duas unidades da instituição no município
Desfile de escolas de samba volta a acontecer em Campinas
O evento foi paralisado há nove anos atrás
Conheça sobre a Torre do Castelo localizada em Campinas
No passado a instalação servia como uma caixa d’água para a cidade
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo