Consumo
Seminário no Moisés Lucarelli reuniu especialistas em Direito Desportivo para debater violência no futebol
Por: Thais Helena
Em palestra durante o Seminário de Direito Desportivo, que ocorreu nessa quinta-feira (14), no Estádio Moisés Lucarelli, o ex-atleta Ronaldão, zagueiro do tetracampeonato de 1994, disse acreditar que a liberação da venda de bebida alcoólica nos estádios seria algo positivo. “Faria bem para as finanças dos clubes”, disse em debate levantado pela presidente da mesa, Raquel Lima, ao falar sobre violência nos estádios.
Os demais participantes do evento concordaram com ele, pois lembraram que, fora dos estádios, a bebida alcoólica é vendida livremente. Dentro do estádio, segundo apontaram, haveria um controle maior. A circulação de bebida – por exemplo – ocorreria em copos descartáveis, e não em vasilhames de vidro, como o que atingiu e levou à morte recentemente uma torcedora do Palmeiras.

Renan Bohus, advogado criminalista e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, disse que a maneira pela qual a mídia noticia casos de violência no futebol é tendenciosa quando relaciona o agressor a alguma torcida organizada. De acordo com ele, nos diversos casos que já viu, a pessoa responsável pela violência não fazia necessariamente parte de nenhuma torcida organizada.
Bohus comentou que um dia do jogo, para os torcedores, é um dia festivo, e a proibição da ida da torcida visitante é prejudicial não só para a torcida, mas para o lado financeiro do clube. O mesmo ocorreria, segundo afirmou o advogado, em relação à proibição de bebida alcoólica nos jogos. “Nada impede o torcedor de beber antes de ir ao campo”, pontuou.
A advogada e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), Mariana Chamelette, afirmou que a permissão do consumo de álcool nos estádios torna mais fácil a fiscalização do material que contém o produto. De acordo com ela, em sendo falha a fiscalização no entorno dos estádios e em função da presença de ambulantes vendendo bebida alcoólica, o melhor seria liberar o consumo em recipientes não cortantes, dentro dos estádios.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Isabela Meletti
Veja mais matéria sobre Consumo

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp
Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas Por

Diversidade e variedade nas feiras da Unicamp
Empreendedorismo é marca nas feiras que reúnem alunos e visitantes na Universidade de Campinas

Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas
Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)

Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas
Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana

Café com sustentabilidade: uma receita possível
Quebrando paradigmas sociais e ambientais, agricultura regenerativa prospera nos cafezais de diferentes regiões do Brasil

Para fugir da apelação ao cobrir o jornalismo policial
Cobertura jornalística de qualidade busca prevalecer, mas especialização vive sob sérias e intensas polêmicas éticas