Destaque
Escultura “Contemplando a vida”, de Emerson Bianchin, usa sucata para retratar relaxamento de uma grávida
Por: Victória Gaulke
Uma grávida esculpida à base de sucata, pregos, engrenagens, engates e parafusos, do artista visual Emerson Bianchin, é uma das obras que integra a mostra “Nossa Arte”, organizada pela curadora Sandra Setti, em Vinhedo. “Contemplando a Vida”, como explica o escultor, tem por objetivo “mostrar que o jeito relaxado no qual a mulher se encontra traz paz ao visitante”, mesmo porque provoca uma ilusão de ótica que busca registrar a representada em movimento.

Ao montar a exposição, Sandra disse ter buscado artistas do eixo Campinas-Jundiaí que sobrevivem do trabalho artístico. Entre os 10 que Sandra convidou estão Jerci Maccari, Emerson Bianchin e Mônico Reis.
A exposição conta com uma enorme variedade de materiais e suportes, onde se observam pinturas de óleo sobre tela, pinturas acrílicas e esculturas, que variam desde sucata até barro. O evento foi planejado para que as obras sejam harmônicas entre si. De um lado, observam-se os quadros de Maccari, propondo um emocionante resgate histórico. De outro, encontram-se as esculturas de Bianchin, almejando ampliar a profundidade da exposição. O mesmo acontece com as pinturas de Mônico Reis, que utiliza as cores para mostrar sua espiritualidade e o amor à natureza.
Maccari é um artista plástico que retrata temas relacionados à vida familiar e à sua infância. Em seus trabalhos, há muito resgate histórico, como se pode ver em “Fartura no Parreiral II”, em que uma família colhe uvas na propriedade de seus pais.
Bianchin traz à exposição uma obra com dimensões 43 cm de comprimento, 54 cm de largura e 77cm de altura, onde tenta focar o dinamismo da imagem. Mônico traz pinturas inspiradas na natureza e no espiritual. Um de seus quadros, o “Enfim Livre VI”, retrata a libertação de pássaros. O autor diz que este é um de seus quadros favoritos, pois mostra como as pessoas podem mudar ao serem libertas.

Reis brinca com as cores e aborda o tema liberdade como retratado na imagem. Suas obras demonstram o muito de sua personalidade, que exatamente o objetivo da exposição – mostrar a personalidade dos artistas convidados.
A exposição se encontra no Memorial de Artes Adelio Sarro e estará aberta ao público até o dia 30 de setembro, em Vinhedo. O espaço abre de quarta a domingo. Nas quartas, a entrada é gratuita, e nos demais dias é cobrado um valor de R$ 10,00 com a opção de meia-entrada.
Edição: Melyssa Kell
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.