Destaque

Canto Coral relembra sucessos de Kid Abelha

A 7° edição do “Impressões”, no campus 1 teve participação de mais de 20 estudantes  

Por: Noemi Silva

Nesta segunda-feira (28), o Núcleo Experimental Artístico de Canto Coral realizou a sétima edição do projeto “Impressões”, idealizado pelo Centro de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão. A apresentação ocorreu no Campus I da PUC Campinas e a performance das canções do Kid Abelha somou mais de 20 alunos de ambos os campi, entre eles estudantes de Fonoaudiologia e Medicina.

O repertório contou com oito canções, incluindo os sucessos “Como eu quero” e “Quero te encontrar” (Foto: Isabelle Layara)

Kid Abelha foi uma banda brasileira de pop-rock formada em 1981, no Rio de Janeiro. A formação original contava com Paula Toller nos vocais, George Israel no saxofone, e Bruno Fortunato na guitarra. A banda ganhou grande destaque nos anos 80 e 90 com suas músicas contagiantes e letras que abordavam temas românticos e contemporâneos.

O repertório da sessão contou com oito canções da banda, incluindo dois dos maiores sucessos do grupo: ‘Como eu quero’ e ‘Quero te encontrar’. O diferencial desta edição foi a participação de alunos do componente curricular Libras, orientados pela docente Cássia Sigolo, na canção ‘Educação Sentimental II’. A professora é fonoaudióloga e especialista em Libras e Educação para Surdos.

Josiane Larissa Augusto, estudante de licenciatura em Letras é aluna do componente curricular e participou da apresentação. Ela reforça a importância na diferenciação da língua de sinais e do Português sinalizado, e confessa que sempre teve interesse na Libras.

Anita e Josiane: “os ensaios foram muito divertidos” (Foto: Isabelle Layara)

“Eu já tinha vontade de aprender. Então já estava inserida nesse meio, assim. Já tinha vontade, já tinha amigos que me incentivaram e isso me ajudou a evoluir. E tem uma diferença, sabe, em aprender”, disse.

De acordo com ela, “o português sinalizado, por exemplo, é quando a pessoa tenta fazer um sinal correspondente para cada palavra, e dando um sinal para cada palavra é como se… sabe quando você coloca no google tradutor e tudo fica no sentido literal.”

“Na Libras funciona como uma representação de ideias, por exemplo, então não necessariamente a progressão é igual a do português. Na Libras é muito comum a gente falar: Agora. Comer. Vou. Não é igual ao português falado em que nós usamos várias conjunções e conectivos”, concluiu.

De acordo com a maestrina, Fátima Marília Viegas Rabetti, o projeto “Impressões” tem como foco o protagonismo do estudante na escolha das músicas. Ele disse ainda que foram necessários 3 ensaios individuais com cada integrante, mais 5 ensaios com o coletivo para que o projeto pudesse acontecer.

A aluna Anita Nogueira, integrante do coral e graduanda de Fonoaudiologia, assume que esses ensaios foram muito divertidos, e que por estarem entre amigos o ambiente da universidade se tornou muito mais descontraído, facilitando o aprendizado.

Embora a próxima edição ainda não tenha uma data prevista, a maestrina anunciou que o próximo artista a ser prestigiado pelo projeto é o compositor, poeta e letrista Agenor Miranda de Araújo Neto, mais conhecido por Cazuza.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.