Destaque

Caminhada reúne amantes da fotografia no centro de Campinas

A intenção é homenagear Hércules Florence, inventor francês que viveu na cidade no século 19

Por: Anna Júlia Vieira

Grupo de amantes da fotografia se reúne para fotografar a Basílica do Carmo (Foto: Isabela da Silva Paula)

Cerca de 150 pessoas participaram da 23ª edição da Caminhada Fotográfica Hércules Florence, que ocorreu neste domingo (20), em Campinas. A jornada reúne amantes da fotografia para um passeio por lugares históricos da cidade, com um percurso iniciando na Estação Cultura e passando por espaços como o Mercado Municipal, a Catedral Metropolitana, a Santa Casa e finalizando no Centro de Convivência, no bairro do Cambuí. O evento, que é gratuito, reúne profissionais e amadores do ramo da fotografia, de todas as idades, gostos e localidades de origem.

 O professor de fotografia Felipe Colvara, de 43 anos, por exemplo, veio com sua kombi do município de Blumenau, Santa Catarina, para marcar presença no evento e depois transferir a experiência para seus alunos. “A invenção da fotografia, por um pesquisador isolado, aqui no Brasil, como foi o caso de Hércules Florence, me chamou muita atenção. Estar aqui é realizar um sonho no dia mundial da fotografia, em Campinas, por causa desse personagem que marcou a história”. 

O fotógrafo Felipe Colvara, que veio de Blumenau para participar da caminhada em Campinas (Foto: Isabela da Silva Paula)

A caminhada não ofereceu apenas a possibilidade para a manifestação artística. Regiane Capp Couto, de 55 anos, e Fatima Rodrigues, de 65, ficaram amigas em outros passeios fotográficos e acabaram estreitando laços. Tiveram a oportunidade de participar juntas, pela primeira vez, da caminhada.

“Tudo é uma aprendizagem. A gente faz uma troca bem grande de informações para tirar fotos, editar e postar. É legal o ganho de experiência que temos um com o outro. Temos a oportunidade de conhecer grandes fotógrafos e estar junto de pessoas que conhecemos”. 

As amigas Regiane Capp e Fátima Rodrigues, que se conheceram em caminhada anterior (Foto: Isabela da Silva Paula)

 Não se restringindo a amizades, há também a chance de fomentar vínculos familiares, como é o caso de Gabriel de Assis, 23, que hoje é fotógrafo por influência do pai, o técnico em bioterismo Francisco de Assis, que tem a fotografia como um passatempo. Ele participa da caminhada desde as primeiras edições e conta que transferiu para o filho sua paixão.

“O Gabriel era meu ajudante nesses passeios. Veio comigo desde o começo e, com 15 anos, já mostrou interesse em fotografar. Compramos uma câmera pra ele, e hoje é ele quem dá aula pra mim”.

Ao final do percurso, os participantes se reuniram e trocaram impressões sobre as experiências que recolheram ao longo do evento. As fotos tiradas pelos participantes estarão disponíveis no site https://herculesflorence.com.br/ para visualização dos interessados. 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell

 

  


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.