Destaque
A intenção é homenagear Hércules Florence, inventor francês que viveu na cidade no século 19
Por: Anna Júlia Vieira
Cerca de 150 pessoas participaram da 23ª edição da Caminhada Fotográfica Hércules Florence, que ocorreu neste domingo (20), em Campinas. A jornada reúne amantes da fotografia para um passeio por lugares históricos da cidade, com um percurso iniciando na Estação Cultura e passando por espaços como o Mercado Municipal, a Catedral Metropolitana, a Santa Casa e finalizando no Centro de Convivência, no bairro do Cambuí. O evento, que é gratuito, reúne profissionais e amadores do ramo da fotografia, de todas as idades, gostos e localidades de origem.
O professor de fotografia Felipe Colvara, de 43 anos, por exemplo, veio com sua kombi do município de Blumenau, Santa Catarina, para marcar presença no evento e depois transferir a experiência para seus alunos. “A invenção da fotografia, por um pesquisador isolado, aqui no Brasil, como foi o caso de Hércules Florence, me chamou muita atenção. Estar aqui é realizar um sonho no dia mundial da fotografia, em Campinas, por causa desse personagem que marcou a história”.
A caminhada não ofereceu apenas a possibilidade para a manifestação artística. Regiane Capp Couto, de 55 anos, e Fatima Rodrigues, de 65, ficaram amigas em outros passeios fotográficos e acabaram estreitando laços. Tiveram a oportunidade de participar juntas, pela primeira vez, da caminhada.
“Tudo é uma aprendizagem. A gente faz uma troca bem grande de informações para tirar fotos, editar e postar. É legal o ganho de experiência que temos um com o outro. Temos a oportunidade de conhecer grandes fotógrafos e estar junto de pessoas que conhecemos”.
Não se restringindo a amizades, há também a chance de fomentar vínculos familiares, como é o caso de Gabriel de Assis, 23, que hoje é fotógrafo por influência do pai, o técnico em bioterismo Francisco de Assis, que tem a fotografia como um passatempo. Ele participa da caminhada desde as primeiras edições e conta que transferiu para o filho sua paixão.
“O Gabriel era meu ajudante nesses passeios. Veio comigo desde o começo e, com 15 anos, já mostrou interesse em fotografar. Compramos uma câmera pra ele, e hoje é ele quem dá aula pra mim”.
Ao final do percurso, os participantes se reuniram e trocaram impressões sobre as experiências que recolheram ao longo do evento. As fotos tiradas pelos participantes estarão disponíveis no site https://herculesflorence.com.br/ para visualização dos interessados.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
“
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino