Destaque
Pequenos imóveis em minicidade em Monte Alegre do Sul garantem beleza e cultura ao turista
Por Kauan Panontin
As pequenas edificações e a réplica do Santuário do Senhor Bom Jesus, a igreja da cidade, contam com réplicas de obras de grandes artistas, como Vicent Van Gogh, Salvador Dali, Tarsila do Amaral e Frida Kahlo, entre outros. Cada uma das 45 edificações da “Cidade das Artes”, em Monte Alegre do Sul, a 70 km de Campinas, representa um desses artistas.

Além das minicasas com as réplicas, também tem no local uma biblioteca para os turistas, que podem retirar o livro e levar embora de forma gratuita.
A principal atração é a casa de Van Gogh, amarela, fazendo referência ao que seria a cor preferida do pintor. No lado de fora, a frase “Ache belo tudo o que puder. A maioria das pessoas não acha belo o suficiente”, concebida elo artista em 1874.
A casa tem cerca de 2 metros de altura por 2,5m de comprimento. No interior, vê-se duas réplicas de pinturas do artista neerlandês, uma se chama “Noite Estrelada”, e a outra, a famosa “Girassóis”. Um pouco da história de Van Gogh pode ser observado na biografia que fica ao lado das duas obras.
Outra casa que chama muito a atenção dos turistas é a da pintora mexicana Frida Khalo, onde do lado de fora lê-se a frase: “Pés para que os quero, se tenho asas para voar?”.
A casa que representa a Frida é azul. Em seu interior, não se tem trabalhos da pintora mexicana, mas sim um obra que retrata o rosto de Frida. A casa é uma das mais enfeitadas do local, com fotos da pintora penduradas no teto através de um barbante, e fitas coloridas, que dão o charme mexicano para o local.

“Acredito que colocaram essas obras como forma de incentivar o conhecimento cultural e atrair mais turistas para a cidade”, comentou Gabriel Rodrigues, estudante de Engenharia Elétrica e morador de Monte Alegre Sul, ao revisitar a minicidade na semana passada.
A escolha dos artistas que representam a “Cidade das Artes” foi pensada no turista, trazendo diferentes tipos de expressões artísticas, possibilitando que o visitante entre em contato com elas. Entre as obras escolhidas, destacam-se aquelas que retratam a religiosidade, resgatando os princípios culturais do município.
A minicidade também faz homenagem aos artesãos monte-alegrenses ou radicados na cidade, como Valfredo Daólio e Edson Peres. A Cidade das Artes ainda recebe esculturas do artista plástico Gilmar Pinna, que expõe as obras “São Francisco”, “Dom Quixote” e “Joana D’Arc” no espaço.
A Cidade das Artes está localizada à Rua Capitão José Inácio, n°389 – Centro/ Monte Alegre do Sul – SP. O local fica aberto ao público de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Ana Ornelas
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.